Pages

terça-feira, 23 de abril de 2013

SERVIDORES PÚBLICOS DE SANTA FILOMENA DO MARANHÃO EM GREVE – A LUTA CONTINUA!


Do Correspondente Prof.º Jean Carlos Gonçalves



Realizado na manhã de ontem (22/04/2013), mais um Ato Público dos servidores públicos do município de Santa Filomena do Maranhão - MA, para esclarecer à população em geral mais uma vez as razões que justificam o movimento grevista deflagrado em 05 de abril.
Esta já é a segunda greve neste ano. A paralisação é por tempo indeterminado e envolve não somente os profissionais do magistério, mas outras categorias, como vigia, motoristas e outros.

Entenda a greve

            Todos os servidores foram apanhados de surpresa no primeiro pagamento deste ano quando alguns tiveram o salário reduzido em quase 50%.
            O prefeito Francisco Assis Barbosa de Sousa, o Drº Chico, tentou justificar o injustificável, argumentando que as tabelas salariais do funcionalismo municipal referentes aos quatro anos anteriores não fora aprovadas pela Câmara Municipal, e, portanto, os vencimentos deveriam ser pagos conforme a tabela do ano de 2008. O chefe do Executivo só não divulga que a atribuição de enviar o projeto que reajusta as tabelas salariais compete a ele próprio e não ao SITESPEM, afinal uma instituição representativa de classe não é um dos poderes de nossa REPÚBLICA.

            É importante ressaltar que os valores salariais dos servidores durante o primeiro mandato de Drº Chico (2009-2012), foram discutidos e negociados em comum acordo entre o governo municipal e a direção do SINTESPEM. Deste modo, cabia ao prefeito enviar a proposta para ser aprovada pelos vereadores. O que não ocorreu. Isso é sério! Grave! Mas reitero não é dever do SINDICATO.

            Então, com o gestor Irredutível, sem abertura para soluções menos desgastantes, não restou alternativa: Greve dos servidores.
Iniciada no dia 08/03 e encerrada no 15/03 após longa negociação entre o governo e SINTESPEM, na oportunidade o PREFEITO reconheceu seu equívoco e fechou um acordo assinando um documento, no qual se comprometia em ressarcir os funcionários da diferença salarial referente aos meses de janeiro e fevereiro, além de encaminhar para a Câmara a tabela salarial de 2013 reajustada em 6% em relação a de 2012, o prefeito também se comprometeu com outros itens da pauta de reivindicações. Fechado o acordo, o gestor encaminhou a tabela 2013 para a Câmara, sendo a mesma aprovada. Mas, infelizmente, o acordo não foi cumprido, conforme o estabelecido. A diferença salarial dos meses anteriores não foi repassada integralmente, nem tão pouco, a nova tabela foi obedecida. Procurado mais uma vez pela direção do SINTESPEM, o prefeito inviabilizou qualquer negociações a partir do diálogo, e, mais uma vez, aos profissionais restou aderir em assembléia (05/04/2013) a um novo movimento paredista.

Na segunda-feira 08/04, realizou-se um Ato Público, no qual os servidores, liderados pelo presidente Ivaldo Lopes, Prof.ª Celiana e o sindicalista Luís, usaram de carro de som em caminhada pelas principais ruas da cidade, esclarecendo à população a real situação.

            Ontem, segunda 22/04, após quinze dias de paralisação fora realizado mais um Ato Público, dessa vez com a presença de lideranças sindicais de municípios da região e com a participação ativa das lideranças sindicais do estado nas pessoas do Presidente da Força Sindical – MA, Frazão Oliveira, do Presidente do SINTESPEM, Ivaldo Lopes e do Prof.º Gilvan,vice- presidente da FETRACSE-MA, alem de outras lideranças.

            A GREVE continua!
            É inadmissível o tratamento dado aos trabalhadores em pleno século XXI. Não se pode abdicar de direitos adquiridos com muita luta.
            Agora é aguardar o Judiciário dá seu parecer sobre o caso.
            Temos que ter confiança na Justiça, pois sabemos que estamos aparados pela nossa Constituição Federal, que estabelece: “Art. 7º, inciso VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.”

            A LUTA CONTINUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
           
“Trabalhadores do mundo, uni-vos!”

4 comentários:

  1. Dr. Chico prefeito de Santa Filomema-MA, não demonstra amor por nossa terra... Já não basta seu despreso pela cidade, recursos q não estão sendo realizado em benefício da cidade, projetos q até hoje não sairam do papel.. Promessas e promessas e nada a ser cumprido. Engrassado as falsas palavras, digo eu, em seu calendário q diz: trabalhamos incansavelmente..... Onde estar este trabalho q não vejo, a cada dia a cidade afundando cada vez mais. Oh por certo esqueceu o significado da palavra Amor.. Se conhece não demonstra. Ja não basta isto tudo, ainda por cima reduz o salário dos trabalhadores, fazendo com que estes reivindiquem seus direitos, e dou apoio a eles, ngm trabalha inutilmente. O cidadão deve sempre ir atras de seus direitos, isso é justiça, mas, para q essa justiça seja completa eh preciso q esses direitos sejam atendidos, vamos lá Sr. Prefeito, pague os salários atrasados, o que vc estar fzendo com este dinheiro já ñ basta os das verbas q não sao compridas. Comprometendo o ano letivo de milhares de alunos. Não fui contribuinte para reeleiçao de Dr. Chico, pois este no primeiro mandato já mostrou sua incopetencia em admnistração de Santa Filomena. Mas a maioria votou, e eh isso, uns fazem, mas todos pagam. Espero q isso sirva de lição para muitos, e que nas próximas eleições pensem bem, antes de elegerem politicos corruptos. Unam-se corram atrás, não fiquem de braços cruzados, os mesmos q o colocaram e reelegeram como prefeito, podem tirar-lo. Quem manda é o povo. Sem o voto de cada cidadão ele não estaria onde estar. O cidadão deve ter valor não eh so no tempo da politica não, mas é sempre, eh pra isso q existe justiça. Brasil um país de todos, e tmb de tolos. Att: Siria Maiza

    ResponderExcluir
  2. Dr. Chico prefeito de Santa Filomema-MA, não demonstra amor por nossa terra... Já não basta seu despreso pela cidade, recursos q não estão sendo realizado em benefício da cidade, projetos q até hoje não sairam do papel.. Promessas e promessas e nada a ser cumprido. Engrassado as falsas palavras, digo eu, em seu calendário q diz: trabalhamos incansavelmente..... Onde estar este trabalho q não vejo, a cada dia a cidade afundando cada vez mais. Oh por certo esqueceu o significado da palavra Amor.. Se conhece não demonstra. Ja não basta isto tudo, ainda por cima reduz o salário dos trabalhadores, fazendo com que estes reivindiquem seus direitos, e dou apoio a eles, ngm trabalha inutilmente. O cidadão deve sempre ir atras de seus direitos, isso é justiça, mas, para q essa justiça seja completa eh preciso q esses direitos sejam atendidos, vamos lá Sr. Prefeito, pague os salários atrasados, o que vc estar fzendo com este dinheiro já ñ basta os das verbas q não sao compridas. Comprometendo o ano letivo de milhares de alunos. Não fui contribuinte para reeleiçao de Dr. Chico, pois este no primeiro mandato já mostrou sua incopetencia em admnistração de Santa Filomena. Mas a maioria votou, e eh isso, uns fazem, mas todos pagam. Espero q isso sirva de lição para muitos, e que nas próximas eleições pensem bem, antes de elegerem politicos corruptos. Unam-se corram atrás, não fiquem de braços cruzados, os mesmos q o colocaram e reelegeram como prefeito, podem tirar-lo. Quem manda é o povo. Sem o voto de cada cidadão ele não estaria onde estar. O cidadão deve ter valor não eh so no tempo da politica não, mas é sempre, eh pra isso q existe justiça. Brasil um país de todos, e tmb de tolos. Att: Siria Maiza

    ResponderExcluir
  3. Qual o nome do cunhado do Dr Chico aue mandava e desmanndava na parefeitura? Marcos de que? ...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao mantenedor do blog por dar publicidade à iniciativa desta luta!!
    Professores, TRABALHADORES, detentores de direitos, não desistam, continuem lutando por aquilo que é de vocês!!!
    Vocês estão legitimados a reivindicarem e manifestarem-se quando tiverem seus direitos violados.
    A Constituição prevê, como foi dito que a lei não prejudicará o direito adquirido. Portanto, quem é o Dr. Chico para querer prejudicá-lo? Ele acha que está acima da Constituição e por isso pode violá-la??? Isso é um absurdo!!!
    Professores, vocês estão sob a égide da Carta Magna. Não abaixem suas cabeças diante de irregularidades como estas. Vocês tem todo um capítulo, na Constituição Federal de 1988, que os defende. Além do inciso que foi citado neste post, o inciso X, do art. 7º, da CF, prevê: "proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa".
    Ou seja, o Dr. Chico é um CRIMINOSO, por estar retendo quase 50% do salário de vocês, de forma totalmente arbitrária e com dolo, isto é, por VONTADE dele. Nada justifica essa redução!!! Isso é direito adquirido, gente!!! É de vocês!!! Briguem por isso, não desistam!!!


    JUSTIÇA SEJA FEITA!!!

    ResponderExcluir