terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

DADOS APONTAM QUE NO MA 58% DAS RETRANSMISSORAS NAS MÃOS DE POLÍTICOS

:


Maranhão 247 - Uma em cada cinco retransmissoras de TV da região da Amazônia Legal pertence a algum político. Ao todo, 373 (21,5%) dos 1.737 canais de retransmissão legalmente aptos a produzir conteúdo local estão em nome de políticos ou de parentes próximos. O grupo inclui sete senadores.

No Maranhão, das 276 retransmissoras de TV maranhenses, 159, ou 58%, estão registradas em nome de empresas de políticos. Se forem somadas as retransmissoras de prefeituras, são 223 televisões comandadas por políticos, o que representa 81% do total de retransmissoras existentes no estado.

As quatro grandes redes nacionais de televisão – Globo, SBT, Record e Bandeirantes – estão associadas a políticos no Maranhão. A TV Mirante, afiliada da Globo, é da família Sarney. A principal emissora do grupo, a de São Luís, pertence aos três filhos do ex-presidente: Roseana Sarney (ex- governadora do Maranhão, ex-senadora e ex-deputada federal, do PMDB), José Sarney Filho (deputado federal do PV, com nove mandatos consecutivos) e o empresário Fernando Sarney, que dirige o grupo de comunicação da família. A Mirante tem 20 retransmissoras no estado.

Leia a íntegra no Congresso em Foco