sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Editorial: A força da entrevista

Dr. Chico Cunha fala ao Bate Tuntum sobre política
Tem repercutido positivamente, nas últimas horas,  a entrevista do ex-prefeito Chico Cunha ao jornalista Emerson Araújo,  na noite desta quarta-feira(10), em Tuntum.

Sem muito alarde e sem as costumeiras piruetas da oposição política ao Dr. Tema na cidade, a entrevista, diga-se de passagem construída há mais de 40 dias entre o ex-prefeito  Chico Cunha e o Bate Tuntum,  mostrou um político consciente da sua importância, ainda,  para o pleito eleitoral de outubro próximo,  seja do lado da oposição, seja numa aliança futura com o atual gestor da cidade, líder que o alçou a vida pública em 2010. Na entrevista, Dr. Chico, como é mais conhecido, moderou o discurso e não fechou janelas para esta possibilidade/ aliança eleitoral com Dr. Tema em 2016.

 A construção da entrevista

Emerson Araújo, administrador do Blog Bate Tuntum(www.batetuntum.com.br), aprendeu a fazer jornalismo na melhor escola de comunicação do país, ou seja, nas redações do antigo Jornal do Piauí e contribuindo  como articulista para o Jornal da Manhã,  Jornal Meio Norte e Rádio AM Tropical da "verde cap". Foi vendo, ouvindo e lendo alguns ícones da imprensa piauiense como Dídimo de Castro, Carlos Said, Garrincha, Galego, Tomás Teixeira, Valdir Araújo, Fernando Mendes, Val Moraes, Carlos Augusto, Deoclécio Dantas, Kenard Kruel, José Olímpio Castro, Paulo de Tarso Morais, Menezes y Morais, Weiden Cunha, Efrem Ribeiro, Chico Viana, Pires de Sabóia, Roque Moreira, Francisco Augusto, Elvira Raulino, Chico de Júlio, Barradinha, Zé Ozildo(Picos)  e tantos outros e outras que o jornalista tuntunense percebeu, depois, que a entrevista não poderia ser conduzida, apenas,  pelo querer do entrevistado mas, acima de tudo, pela confiança reafirmada, também, no entrevistador. E isso foi o que, de fato, aconteceu na entrevista do ex-prefeito de Tuntum Chico Cunha, nesta quarta-feira(10).

As nuances da política eleitoral de Tuntum

Não precisa ninguém confirmar mais que no município de Tuntum a política eleitoral faz parte da cultura do seu povo todos os dias do ano e se fosse possível todas as horas do dia. O tuntunense é um apaixonado por eleições a  anterior e as sucessivas, isso é fato. Assim o Bate Tuntum procurou dar voz e vez ao político Chico Cunha, ex-prefeito, que queiram ou não seus adversários e que são muitos, diga-se de passagem,  tem uma participação administrativa visível na história do município, apesar da pouca divulgação quando prefeito. 

Foi notório durante o decorrer da entrevista ao Bate Tuntum que o político Chico Cunha, transitório na lide da oposição ao Dr. Tema, está desconfortável por ver seu nome ser colocado fora do páreo por alguns signatários deste grupo, mesmo reconhecendo as qualidades do outro pré-candidato Dr. Riccarddo. Para Dr. Chico Cunha o melhor nome para enfrentar Dr. Tema ou não em outubro próximo é o "seu" pelo conjunto da obra administrativa que executou durante o mandato de Prefeito de Tuntum, ficou patente na conversa com Emerson Araújo.

A linha editorial do Bate Tuntum

Antes que os maldosos da política tuntunense andem pelas calçadas futricando e para não gerar dúvidas a respeito da linha editorial do Blog Bate Tuntum(www.batetuntum.com.br), quero informar, pode até parecer redundância, que em nenhum momento o Prefeito Cleomar Tema tem inferido na divulgação deste veículo de comunicação. Pelo contrário, Dr. Tema tem  dito que imprensa é imprensa e deve exercer sua função baseada na liberdade de expressão. Para o Bate Tuntum, Dr. Tema é um democrata. É claro que mesmo não exercendo nenhum cargo de assessoria de comunicação da atual gestão do Prefeito Municipal, o Bate Tuntum divulga e defende, também, as ações do gestor tuntunense quando for preciso e não se furtará a isso em nenhum momento.

Antes que o fuxico campeie por aí na sua mácula furada das calçadas em fim de tarde, a entrevista com o ex-prefeito Chico Cunha foi pra dar voz a um político que tem a sua história na cidade. Bom dia!