terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Editorial: O nome de consenso





Por Emerson Araújo

A permanência do Prof. Antonio dos Reis a frente da Secretaria Municipal de Educação encerra, definitivamente, as especulações sobre a sua substituição a frente da pasta no Governo Tema e a luta natural das diversas tendências políticas que compõem a coalização de governo do atual prefeito na busca pelo cargo hoje.

Um quadro técnico

Ao optar pela permanência a frente da Secretaria Municipal de Educação de Tuntum, Prof. Antonio dos Reis confirma o perfil técnico que este órgão deve apresentar para tocar a educação municipal, agora, de maneira mais clara e sem as ingerências tão nefastas para a pasta e isso é fato notório.

Um nome que é  a "cara" do Governo Tema

Há auxiliares dentro da administração municipal que reproduzem o os passos e até mesmo o perfil comportamental político daquele que está a frente da gestão. E o Prof. Antonio dos Reis é, sem dúvidas, o auxiliar que mais expressa fidelidade, defesa intransigente dos princípios e ideias que o Prefeito Tema tem a respeito de educação em Tuntum.

Sai fortalecido

Outro aspecto importante na recondução do Prof. Antonio dos Reis a frente da Secretaria Municipal de Educação é o seu fortalecimento como o homem de confiança do Prefeito Tema até mesmo para alçar vôos significativos quem sabe num futuro próximo apoiado pelo principal líder de Tuntum para substituí-lo num pleito eleitoral.

Educação municipal além da "folha de pagamento" e "dos programas federais de educação"

Em conversas informais com o Prof. Antonio dos Reis temos dito a ele na condição de Presidente do Conselho Municipal de Educação até o final deste ano, que a educação de Tuntum não pode ficar restrita apenas a gestão de folha de pagamento ou de 04(quatro) programas federais de educação temporários. É preciso ir mais além do que isso e fortalecer, implementar as sugestões do Plano Municipal de Educação já estaria de bom tamanho para uma mudança significativa de gestão. 

Espera-se, agora,  que com a permanência acertada  do dos Reis a frente da educação municipal ele tenha apoio e  condições efetivas de "tocar" o Plano  de Educação do município em melhores condições.

Emerson Araújo é professor e Presidente do Conselho  Municipal de Educação  de Tuntum até 31 de Dezembro de 2016.