sábado, 27 de fevereiro de 2016

Governo do Estado na reta final para inauguração do Iema com a formação de professores e gestores


Governo do Maranhão - O governo do Estado entra na reta final da inauguração das três primeiras unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) inicia a formação de professores e gestores que vão atuar nas unidades que funcionarão nos municípios de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim.

Durante a formação, que será realizada até o dia 04 de março, os profissionais vão conhecer toda a concepção, a tecnologia e modelo pedagógico que será aplicado nessas escolas de tempo integral.

“É um momento de integração, de capacitação e mobilização de todos aqueles que vão estar no dia a dia da consolidação desse novo momento da educação profissional no estado do Maranhão, com a implantação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia. É um passo importante oferecermos esta preparação que precede a inauguração das unidades”, afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

O grande foco, segundo informou o secretário, é levar para os professores e educadores, gestores, e todos que foram selecionados para trabalhar no Iema, um pouco do que vai ser dinâmica no âmbito da escola. “Este é o propósito maior do evento”.

Participam da capacitação os 35 professores e gestores classificados no Processo Seletivo Interno Simplificado para funções de Gestor e Professor, além dos professores da unidade de São Luís que já faziam parte da estrutura do Iema, segundo informou o pró-reitor de Pesquisa e Extensão da instituição, Dário Soares. “Vamos ter, entre professores, gestores e equipe de implantação, mais de 100 pessoas participando da formação”, contou Dário Soares.

Todas as ações serão desenvolvidas pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que está dando suporte e orientado à Secti em todos os trabalhos, modelo pedagógico egestão das unidades.

Na programação do evento, que acontece a partir das 8h30, no Hotel Praia Mar, em São Luís, está prevista a realização de palestras e oficinas onde serão mostradas todas as inovações e tipo de metodologia que o ICE já vem adotando em outros estados como Ceará, Pernambuco, Espirito Santo e Paraíba.

“O que eles já levaram para esses estados, estão trazendo para nós aqui. Como se trata de uma educação em tempo integral, tem toda uma metodologia diferenciada, onde se trabalha com disciplinas eletivas, com o protagonismo juvenil e projeto de vida. Essas ações já são ações que o ICE desenvolve e orienta para os estados e estão fazendo isso conosco”, completou o pró-reitor.

Acolhimento

No dia 07 de março, pela manhã, logo após a formação dos professores, haverá um momento de acolhimento dos educadores e gestores em cada uma das unidades do Iema. À tarde será feito o acolhimento dos pais e, no dia 08 de março, começam os trabalhos do ano letivo, com o acolhimento dos alunos.

Em São Luís, a inauguração da unidade do Iema irá contar com a presença do governador, Flávio Dino e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que dará a aula inaugural, marcando o início do ano letivo de 2016 do Iema.