quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

IEMA para Tuntum, o novo sonho do Dr. Tema

Gov. Flávio Dino, Prof. Emerson Araújo e Dr. Tema
A vinda dos técnicos da Secretaria  de Estado do Maranhão de Ciência,  Tecnologia e Inovação (SCTI) a Tuntum recentemente para fazer o levantamento de terreno que será a sede do IEMA provou que mais um sonho de desenvolvimento do Prefeito Tema para o município começa a ser concretizado. 

Preocupado com os milhares de jovens do município que tem se deslocado para outras cidades do país em busca de saber e formação profissional, Dr. Cleomar Tema aderiu a idéia do Professor Emerson Araújo, um especialista em educação profissional, sobre a necessidade de se buscar junto ao Governo do Estado do Maranhão através de outro entusiasta da educação profissionalizante o Deputado Bira do Pindaré a construção do Instituto Estadual do Maranhão - IEMA na cidade de Tuntum.

O IEMA em Tuntum atenderá a jovens oriundos do ensino fundamental do município que queiram formação profissional principalmente junto aos cursos técnicos concomitantes, pós médios e os cursos de curta duração que serão oferecidos pelo Instituto para atender a uma parcela significativa do alunado de Tuntum na busca pela cidadania e se inserção no mundo do trabalho.

Os cursos técnicos que serão oferecidos pelo IEMA de Tuntum no futuro próximo refletirão do ponto de vista curricular as demandas locais nas áreas da saúde, da agricultura familiar e da promoção social com fulcro na geração de emprego e rendas. Já está configurado no projeto que foi protocolado  na SCTI, em São Luís, cursos técnicos de agropecuária, agronegócio, meio ambiente, enfermagem e outros que serão oferecidos por esta agência  de formação profissional.

Entusiasta pela vinda do IEMA para Tuntum Dr. Tema terá nos próximos dias mais uma reunião de trabalho com o Dep. Bira do Pindaré para acertos finais e a abertura do cronograma de construção do instituto na "princesinha" da região central do Maranhão.