segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação aprova programa de incentivo à ciência do Governo do Maranhão


 

Governo do Maranhão - O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) aprovou o projeto Semana Luminar que será realizado pelo Governo do Estado em 40 cidades maranhenses. O projeto idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) integra as ações para o desenvolvimento científico do estado e estímulo à iniciação científica.

“A ideia fundamental é construir oportunidades de contato das pessoas com mostras instigantes do poder e alcance da ciência, como também contato com ‘luminares’ – sábios incontestes – dos mais diversos campos do conhecimento científico”, explicou o secretário da Secti, Bira do Pindaré.

A Semana Luminar definirá um ‘sábio’, ou seja, um especialista nas áreas das ciências (biologia, física, química, tecnologias, entre outras áreas) que conduzirá um debate científico com a população visitada, convidando-os à iniciação científica de forma agradável e convidativa. A primeira visita está prevista para ser realizada em 45 dias.

Nos municípios escolhidos será montada uma estrutura de tenda que contará com aparatos de vivência científica. Dentre eles estão: planetário inflável; oficinas de energia, de química, biologia e física; experimentoteca; microscópio; diversão com giroscópio; zootrópio; Parabólica de Landell; Esfera de Van-Der Graaf; e outros.

Ao todo, 40 cidades maranhenses receberão o projeto. Para escolha das cidades, foram utilizados critérios como a presença da estrutura de campus da Uema ou do Iema na cidade, o município estar contemplado com o Plano Mais IDH e o número de habitantes.

A Semana Luminar será realizada nas cidades de São Luís, Bacabal, Açailândia, Codó, Caxias, Timon, Imperatriz, São Francisco do Maranhão, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, Satubinha, Itaipava do Grajaú, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, São João do Carú, Jenipapo dos Vieiras, São João do Soter, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Pedro do Rosário, Aldeias Altas, Arame e Araioses.