segunda-feira, 7 de março de 2016

GOVERNO INAUGURA TRÊS INSTITUTOS DE ENSINO


Governador Flávio Dino inaugura, nesta segunda-feira, as três primeiras unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), dando início à Rede de Educação Profissional e Tecnologia do Maranhão; entram em funcionamento as unidades instaladas nos municípios de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim; "São equipamentos de educação profissional e tecnológica, um território em que o Maranhão figura em praticamente 0% de participação. Teremos uma rede estadual em complemento à rede federal, aos Ifmas e Institutos Federais. Até o fim de nosso governo, serão 23 equipamentos”, afirmou o governador

Maranhão 247 - O Governo do Estado inaugura, nesta segunda-feira (7), as três primeiras unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), dando início à Rede de Educação Profissional e Tecnologia do Maranhão. Entram em funcionamento as unidades instaladas nos municípios de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim. Em São Luís, a cerimônia será marcada por uma aula magna com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o governador Flávio Dino, que farão a inauguração oficial da unidade que irá funcionar no antigo Colégio Marista.

“São equipamentos de educação profissional e tecnológica, um território em que o Maranhão figura em praticamente 0% de participação. Teremos uma rede estadual em complemento à rede federal, aos Ifmas e Institutos Federais. Até o fim de nosso governo, serão 23 equipamentos”, garantiu o governador Flávio Dino.

O modelo do Instituto Tecnológico do Maranhão, que foi inspirado no Instituto Federal, é pioneiro pelo diferencial de ofertar educação em tempo integral. Os alunos que ingressarão na escola vão estudar das 7h às 17h, com todas as refeições garantidas e em um ambiente preparado para a oferta de um ensino de qualidade. “Após um ano de intenso trabalho, nós iniciaremos as atividades das primeiras unidades do Iema, um compromisso do governador Flávio Dino que já na campanha incorporou em seu programa a ideia de instalação do instituto”, disse o secretário Bira do Pindaré, titular da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), pasta responsável pela instalação do Iema.

Todas as escolas terão o mesmo padrão logístico com salas climatizadas, biblioteca, quadra de esporte.“Estamos aproveitando algumas unidades já existentes para adaptação, como é o caso do antigo Marista, mas têm algumas cidades nas quais construiremos obras novas, seguindo o padrão do Ministério da Educação”, completou o secretário.

Formação de gestores e professores

A formação de professores e gestores marcou a última etapa de implantação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Durante cinco dias, professores e gestores participaram da Semana de Formação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação.

Durante a formação, iniciada na segunda-feira (29) e encerrada na sexta-feira (4), no Praia Mar Hotel, foram apresentadas aos educadores as diretrizes pedagógicas e gerenciais das unidades plenas do Iema. Para o professor Marcelino Rodrigues dos Reis, do município de Bacabeira, a expectativa hoje com o novo modelo de educação, proposto pelo Iema, é de que haja uma grande mudança na educação do município. “A formação serviu para tirar dúvidas sobre essa metodologia que acreditamos ser uma grande revolução em benefício dos nossos estudantes, do município e do desenvolvimento do estado”, disse.
Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514