quinta-feira, 24 de março de 2016

Oposição política em Tuntum parece resignada em 2016





Por Emerson Araújo

É em todo o contexto eleitoral que o embate entre situação x oposição se torna fundamental para a democracia. Mas parece que em Tuntum em 2016 este embate poderá não acontecer pelo esfacelamento das oposições locais e pela falta de um nome de consenso entre os três grupos políticos que a compõe hoje.

Apesar de alguns porta-vozes da oposição política ao Prefeito Cleomar Tema, pré-candidato da situação nas próximas eleições, volta e meia tentarem oxigenar o clima de resignação que se abateu sobre os três líderes deste agrupamento eleitoral (Dr. Chico Cunha, Dona Ana Izabel e Dr. Ricardo)  nos últimos meses,   percebe-se claramente que na medida que os dias se passam a vitória do atual mandatário tuntunense se resenha como certa.

A eleição municipal roda de uma maneira diferente dos demais processos eleitorais por diversas razões, mas há uma que os opositores ao Dr. Tema não perceberam ao longo dos anos em Tuntum, a urgência  da construção de um nome de consenso para fazer o embate em melhores condições com o grande engenheiro da política da região central do Maranhão. A prova desta incapacidade de articulação eleitoral volta a bater mais uma vez em 2016 a porta das principais lideranças da oposição em Tuntum apesar da animação fora de contexto de alguns dos seu próceres.

A oposição política de Tuntum já deveria ter aprendido com o mestre Tema  como se estrutura uma campanha eleitoral  em médio e longo prazos com o olhar na vitória. O grupo político que gravita em torno do Dr. Tema atualmente mesmo parecendo desarticulado aos olhos dos seus adversários consegue se reaglutinar em tempo hábil para galgar novas vitórias eleitorais com maiorias expressivas diante dos candidatos de oposição.

Oposição desunida/resignada que não consegue nem apontar uma liderança capaz de um embate em melhores condições no processo eleitoral que se avizinha é avenida aberta para qualquer vitória eleitoral da situação e isso Dr. Tema sabe e joga bem  com as fragilidades dos seus adversários em Tuntum e sempre foi assim.