quarta-feira, 23 de março de 2016

Pastoral: EFEITO DO PECADO


"Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel." (Josué 7.1)

O livro de Josué registra o triste episódio de Acã a respeito do pecado. Quando o povo de Israel conquistou a cidade de Jericó, Deus ordenara que nada fosse tomado da cidade: "Mas quanto a vós, guardai-vos do anátema, para que, depois de o terdes feito tal, não tomeis dele coisa alguma, e não façais anátema o arraial de Israel, e o perturbeis." (Josué 6.18). Todavia, Acã, escondido, desobedeceu a Deus e roubou alguns pertences: "Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel." (Josué 7.1); "Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e eis o que fiz: quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa." (José 7.20,21)

O pecado cometido por Acã afetou a ele, a sua família, os seus colegas e amigos e a toda a nação, o próprio Deus é quem afirma isso: "Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema..." (Josué 7.1)

O pecado de Acã, trouxe como consequência a ira de Deus: "... e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel." (Josué 7.1)

O pecado de adultério cometido pelo esposo e pai de família afeta toda sua familia trazendo vergonha, desconfiança, quebrando amizade e amor e atrai a ira de Deus.

O pecado cometido pelo adolescente e jovem no uso de drogas e outros vícios afeta a própria pessoa, a família e colegas trazendo confusão, desconfiança e vários outros males e atrai a ira de Deus.

O pecado de desonestidade, corrupção e outros tipos de roubos afeta a pessoa, família e a toda a nação e atrai a ira de Deus.

O pecado cometido pelo pastor ou outro líder religioso afeta a ele, a família e a toda a Igreja.

Enfim, qualquer que seja o pecado, do maior ao menor aos olhos humanos (para Deus não existe diferenciação de pecados), afeta a pessoa e as pessoas a volta do pecador e atrai a ira de Deus.

Como o pecado afeta o pecador e a todos a sua volta e atrai a ira, ou seja, o juízo de Deus, resta-nos o caminho do arrependimento e confissão: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1.9)

Ore conforme a oração do Pai nosso ensinada por Jesus: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]" (Mateus 6.12,13)

Seu amigo: Pastor Jairo Oliveira