domingo, 20 de março de 2016

Pastoral: FELICIDADE


"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos." (Filipenses 4:4)

As vésperas do Dia Mundial da Felicidade que será em 20 de março, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou em 16 de março do corrente ano o Relatório Mundial da Felicidade. Esse relatório tem como objetivo mostrar o nível de satisfação em 156 países estudados. Em primeiro lugar, no ranking, ficou a Dinamarca e o nosso Brasil, ocupa o décimo sétimo lugar. Enquanto que Burundi, seguido pela Síria são os países mais tristes do mundo.

O que é felicidade?

Felicidade é um estado de espírito onde a pessoa está plenamente contente e satisfeita.

Nos nossos dias, o conceito de felicidade está vinculado ao ter bens matérias, status, beleza física, boa formação acadêmica e outras coisas palpáveis. Contudo, a verdadeira felicidade não vem mediante as coisas deste mundo, pois, existem pessoas que tem inúmeros bens matérias e é infeliz, enquanto que outros não possuem nada ou quase nada e são felizes.

"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos." (Filipenses 4.4). Alegrai-vos aqui nesse versículo é sinônimo de felicidade. Sendo assim, as lições desse versículo são:

A verdadeira felicidade está no Senhor Jesus Cristo: "Alegrai-vos sempre no SENHOR..." (Filipenses 4.4). Isso significa que independente das circunstâncias que nos cercam, se tivermos Cristo fazendo parte da nossa vida, somos verdadeiramente felizes.

A felicidade que Cristo dá é eterna: "Alegrai-vos SEMPRE no Senhor..." (Filipenses 4.4). A felicidade que as coisas deste mundo traz é passageira. Todavia, a felicidade que Cristo proporciona é eterna, inicia nesta vida com uma vida de paz e satisfação e durará por toda a eternidade no Céu.

O hino do hinário Cantor Cristão, número  398 é lindo e ilustra a verdadeira felicidade tanto pela letra quanto pelo contexto em que foi escrito. Foi escrito num momento extremamente difícil da vida de seu autor, o advogado Horatio Gates Spafford que viveu entre os anos de 1829 a 1888. Esse homem teve dois embates cruéis, o primeiro foi um incêndio de grandes proporções que destruiu seu patrimônio em Chicago - EUA, o segundo, foi a morte das quatro filhas na colisão com outro navio na travessia do Atlântico. Após o naufrágio, a esposa de Spafford que sobreviveu,  escreveu a ele: "Salva, porém, sozinha."

Semanas depois, Spafford passou próximo do local do naufrágio do navio e emocionado e feliz escreveu o hino "SOU FELIZ!"

SE PAZ A MAIS DOCE ME
DERES GOZAR, SE DOR A
MAIS FORTE SOFRER,
OH! SEJA O QUE FOR,
TU ME FAZES SABER
QUE FELIZ COM JESUS
SEMPRE SOU!

EMBORA ME ASSALTE
O CRUEL SATANÁZ,
E ATAQUE COM VIS
TENTAÇÕES;
OH! CERTO EU ESTOU,
APESAR DE AFLIÇÕES,
QUE FELIZ EU SEREI
COM JESUS.

MEU TRISTE PECADO,
POR MEU SALVADOR,
FOI PAGO DE UM MODO
CABAL;
VALEU-ME O SENHOR,
OH! MERCÊ SEM IGUAL!
SOU FELIZ! GRAÇAS DOU
A JESUS!

A VINDA EU ANSEIO
DO MEU SALVADOR;
EM BREVE VIRÁ ME LEVAR
AO CÉU, ONDE VOU PARA
SEMPRE MORAR
COM REMIDOS NA LUZ DO SENHOR!

CORO

SOU FELIZ COM JESUS!
SOU FELIZ COM JESUS,
MEU SENHOR!
(Se deseja ouvir este hino, ouça no YouTube)

Ore entregando sua vida a Cristo e seja verdadeiramente feliz.


Seu amigo: Pastor Jairo Oliveira
Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514