• DIVULGUE COM A GENTE E APAREÇA • batetuntum@gmail.com •

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Iema é oportunidade para professores de cursos técnicos do Maranhão

Iemas abrem novas oportunidades e perspectivas para estudantes e professores do Maranhão.



Com editais abertos para formação de banco de professores para cursos em diferentes áreas, as unidades vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), além de oferecerem oportunidades de capacitação técnica e orientada para o mercado, também são chances de trabalho. Atualmente são 3.950 vagas com salários que variam entre R$ 1.700,00 e R$ 3.400,00 para os interessados na ministração dos cursos. 

Formado em Administração e com especializações na área, Wesley Rabelo leciona em cursos técnicos há mais de dois anos e é um dos que vai se candidatar às vagas oferecidas pelo Instituto. “É um mercado muito favorável para quem está na docência e é muito bom quando surgem novas oportunidades assim, com tantas vagas”, afirmou. 

Com formato semelhante ao aplicado no programa federal Pronatec, o seletivo simplificado para contratação de professores do Iema será composto de duas etapas. Além da inscrição gratuita, feita no site da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Ufma (FSADU) www.fsadu.org.br/concursos, haverá entrega de título, que terá caráter classificatório e eliminatório para todos os candidatos.

Com o processo, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), espera eleger profissionais capacitados e habilitados para lecionarem nos cursos técnicos que serão oferecidos, como explicou o secretário Jhonatan Almada. 

“O que mais interessa para nós nesse seletivo é saber se o professor que vai se candidatar tem a qualificação técnica profissional para ministrar a disciplina da área, dos cursos técnicos que o Iema irá ministrar nos municípios. Para isso, o que precisamos aferir, necessariamente, é o currículo dele. Além disso, todo o processo será permanentemente acompanhado por equipes da Secti”, informou o secretário. 

O resultado final do seletivo será obtido a partir do somatório dos pontos obtidos na prova de títulos. O banco de professores vai atender tanto à capital, como o interior do estado e os professores serão chamados à medida que os cursos forem oferecidos pelo Instituto, como explicou Almada.

“O processo de contratação será feito de forma semelhante ao que já acontece no Pronatec, em que os horários são flexíveis e feitos por módulo e hora/aula de cada curso. Mas o mais interessante é que esses professores de carreira técnica vão ter pela primeira vez a oportunidade de lecionar pelo Governo do Estado. Isso é importante porque gera a formação de muitas pessoas e também é oportunidade de geração de renda para esses professores e para nosso estado”, completou o secretário. 

O período de inscrições teve início na terça-feira (5) e segue até o dia 18 de abril. As contratações se darão em regime de 20h e 40h e há reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%) e negros (20%). 

Cursos Técnicos

O Governo do Estado também abriu editais para a promoção da formação profissional de jovens e adultos, articulada com as demandas dos setores produtivos locais e regionais. Estão sendo oferecidas 2.080 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e Oficinas Presenciais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) para 2016. 

A chamada pública, que fica aberta até o dia 19 deste mês, está disponível no site da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no endereço www.secti.ma.gov.br As inscrições são gratuitas.
Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514