• DIVULGUE COM A GENTE E APAREÇA • batetuntum@gmail.com •

domingo, 3 de abril de 2016

Mais de 83 mil candidatos comparecem ao seletivo para rede estadual de saúde


O governo do Estado realizou, neste domingo (3), por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), seletivo público para a área de saúde. As provas objetivas, para níveis fundamental, médio e superior, foram realizadas em São Luís e em quatro cidades do interior estado: Codó, Timon, Imperatriz, Santa Inês e Presidente Dutra.

São ofertadas 7902 vagas e dos mais de 100 mil inscritos, mais de 83 mil compareceram aos locais de provas. As provas, organizadas pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), foram realizadas nos turnos da manhã e tarde.

O subsecretário da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e presidente da Empresa, Carlos Lula, fez uma avaliação positiva do processo e falou sobre a relevância da realização de um seletivo desse porte. “O seletivo é uma forma mais segura de balizar a entrada dos profissionais na rede de saúde do estado. Estará ali apenas quem tem qualificação para ocupar o posto. Estará ali somente quem passou pelo processo de forma transparente e impessoal”, disse. Ainda de acordo com o subsecretário, a efetivação do seletivo para os profissionais de saúde só confirma o comprometimento do governo Flávio Dino com melhoria da saúde do estado.

Oportunidade e valorização

Para quem se inscreveu, passar pode significar uma grande mudança de vida. É o caso da enfermeira Luciana Oliveira que viu no seletivo a chance para conquistar uma vaga em uma unidade de saúde na capital São Luís. “Trabalho no interior. Então estou vendo que essa pode ser a minha chance de conseguir uma vaga em São Luís. Estudei bastante. A expectativa é de que eu faça uma boa prova”, disse confiante.

Ivonete Silvia, acordou cedo para concorrer à vaga de auxiliar administrativo. Segundo ela é preciso agarrar todas as oportunidades. “Eu nunca deixo de estudar. Assim que anunciaram o seletivo intensifiquei os estudos. Espero que uma vaga já seja minha”, completou.

O número de inscritos superou as expectativas e demonstra a confiança e aceitação dos profissionais para com essa ação do governo. Alércio Pinto, que irá concorrer a uma vaga de fonoaudiólogo, acredita que esse é um momento ímpar para a saúde pública do Maranhão. “Acredito que novas possibilidades devem chegar para nós todos que atuamos na área. Ter nosso esforço e estudo reconhecido é algo que não tem preço. Espero que realmente isso seja apenas o começo de muitas melhorias que esperamos. Esse é um sentimento coletivo”, disse Alércio ao segurar o caderno de provas.

Estrutura

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) envolveu cerca de 6.500 pessoas, desde logística à fiscalização, na realização do seletivo. As provas ocorreram simultaneamente na capital São Luís, em Codó, Timon, Imperatriz, Santa Inês e Presidente Dutra.

A Polícia Militar do Maranhão também garantiu o êxito na aplicação das questões e reforçou o patrulhamento nas proximidades dos colégios com maior contingente de candidatos. Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) coordenou ajustes no trânsito onde houve pontos críticos.

O seletivo

Com salários que chegam a R$ 4.500 os aprovados no seletivo atuarão em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) situados nas regionais de saúde em São Luís, Imperatriz, Codó, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon. O resultado preliminar será divulgado a partir de 11 de abril, e o resultado final em 2 de maio.

O gabarito da prova objetiva de múltipla escolha será publicado terça-feira (5), no site www.funcab.org. Já a divulgação do gabarito oficial e divulgação das notas das provas estão previstas para 24 de abril de 2016.

Fonte: Governo do Maranhão

Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514