domingo, 29 de maio de 2016

Em defesa da realização dos jogos escolares de Tuntum/2016

Foto: Blog do Lobão

Por Emerson Araújo

Tenho acompanhado, mesmo longe de Tuntum(estou em Teresina na busca de saúde e cumprindo algumas agendas intelectuais), o disse-me-disse sobre a realização ou não dos jogos escolares/2016. E o que me espanta, mais uma vez,  é a capacidade de uma minoria de tuntunenses de querer politizar qualquer "coisa" e que as vezes não é tão importante assim. Mas vamos ao que interessa neste caso: a realização dos jogos escolares tuntunenses de 2016.

Não acredito que o Prefeito Cleomar Tema, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer,  dirigida pelo competente Francisco do Nascimento (o Chiquinho)  deixará de realizar os Jogos Escolares Tuntunenses/2016 mesmo diante da crise financeira avassaladora que tem desorganizado as administrações municipais atualmente. E digo isso sem me tornar advogado de defesa  do Prefeito Tema, pois há muitos dos seus aliados próximos que fazem melhor do que eu este papel. Quando afirmo sobre a realização dos jogos, faço isso, observando o envolvimento do Prefeito de Tuntum com o assunto, atleta amador na mocidade e entusiasta de ações relativas às políticas de incentivo ao esporte e a juventude do seu município, ele tem um compromisso histórico e emocional com a realização dos jogos escolares tuntunenses que não é de hoje, diga-se de passagem. Sem falar, também, que  2016 é ano eleitoral e na condição de pré-candidato, Dr. Tema não é incompetente para desagradar a maior parcela social do município, ou seja, os jovens em idade escolar pela não realização deste evento que agrega escola, alunos, professores, famílias e comunidade de uma maneira geral.

Debate inócuo

Reafirmo que o mais importante é garantir os jogos escolares tuntunenses/2016 junto ao Prefeito Tema que é o ordenador de despesas do município e ajudá-lo a realizar este grande evento de congraçamento da nossa juventude. Mas é importante, também, reconhecer que o Vereador Jeová Sousa está correto em encaminhar o Projeto de Lei a Câmara de Vereadores de Tuntum que visa garantir a realização dos futuros jogos escolares como ação de política pública definitiva do município. E isso não fere nenhum princípio constitucional já que não deve ordenar despesas financeiras para a realização do evento no futuro. No direito constitucional está garantido a ação parlamentar individualizada e é isso que me parece está celebrado no projeto do edil tuntunense.

Da mesma forma que o direito constitucional garante ao vereador Jeová Sousa  encaminhar o seu projeto de garantia futura dos jogos escolares de Tuntum, caberá, também, constitucionalmente ao Prefeito Tema "vetar" tal projeto caso se perceba que no "caput" do mesmo há desvio de legalidade. 

Tuntum para todos

Acredito que a realização dos jogos escolares de Tuntum/2016 acontecerá com o protagonismo administrativo do Dr. Tema como das outras vezes e que na próxima estruturação do PPA municipal haja a inclusão financeira  mais generosa para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para a gestão dos jogos. O disse-me-disse não interessa a ninguém nestes casos, Tuntum para todos é o mote.