quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pastoral: AFASTE-SE DAS MÁS COMPANHIAS


"Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes." (2 Tessalonicenses 3.6)

A Bíblia está cheia de referências alertando do perigo de andar com más companhias. No texto lido inicialmente, o alerta é para aquele cristão que anda com o irmão que diz ser cristão, diz professar a mesma fé, mas anda desordenadamente, ou seja, com mal comportamento. A esse, deve haver separação.

Por que devemos nos afastar do irmão que diz ser cristão mas anda se comportando mal?

Devemos evitar andar com o falso irmão , porque é ordem bíblica, é ordem de Jesus Cristo. O versículo diz: "Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor..." (2 Tessalonicenses 3.6)

Devemos evitar andar com o irmão de má índole, porque ele pode corromper a vida de qualquer cristão verdadeiro, pois, "... as más conversações [as más companhias] corrompem os bons costumes." (1 Corintios 13.33). Por isso o velho adágio popular diz: "Diga-me com quem andas, que te direi quem és!"

Quando a Bíblia ordena para nos afastarmos do irmão hipócrita, não está dizendo para deixarmos de falar com ele ou nos tornamos inimigos dele. Devemos manter o contato e cortesia e amar e orar até pelos inimigos: "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;" (Mateus 5.44)

Ore pedindo a Deus que lhe dê discernimento para perceber e não se deixar contaminar com as más companhias, ao contrário influenciar para o bem.

Jairo Oliveira
Pastor da IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA Central de Barra do Corda - MA