segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pastoral: CONTROLE SEU GÊNIO


"Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos." (Eclesiastes 7.9)

Segundo os dicionários, o gênio é conjunto dos traços psíquicos e fisiológicos que moldam o temperamento e o humor de cada pessoa. E quando falamos em alguém de gênio forte, queremos falar de alguém que tem tendência e facilidade em irar-se.

Todos nós conhecemos pessoas que tem gênio forte, ou seja que se irritam com facilidade com pessoas, animais e coisas. E com certeza já nos iramos com alguém em alguma ocasião. A recomendação bíblica é para controlar o gênio, isto é, não se irar: "Não te apresses no teu espírito a irar-te..." (Eclesiastes 7.9)

Para controlar o nosso gênio, precisamos entender que não temos força para isso, precisamos contar com a ação de Deus na nossa vida formando nosso caráter e nos dando domínio próprio.

Para controlar o nosso gênio, precisamos orar pedindo que Deus nos controle em todos os momentos.

Aquelas velhas desculpas que dizemos ou ouvimos" "Eu sou assim!", "Comigo é assim mesmo!", "Meu gênio é forte!" não devem fazer parte da nossa vida. Devemos controlar nosso gênio para sermos tardios em irar, ou seja, a ira não deve fazer parte da nossa vida: "Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar." (Tiago 1.19)

Controle o seu gênio, ou melhor, permita que Deus lhe controle, pois, a ira não deve fazer parte da vida de quem teme a Deus, pois, esse mal se abriga na vida dos tolos: "... porque a ira abriga-se no seio dos tolos." (Eclesiastes 7.9)

Ore pedindo que Deus controle seu gênio.

Jairo Oliveira - Pastor da IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA Central de Barra do Corda - MA