segunda-feira, 23 de maio de 2016

Salipi é lançado oficialmente e trará Ex-Kid Abelha, Leoni

Professores Cineas Santos, Kassio Gomes e Luiz Romero
Ao som da banda Janela Lateral e com a apresentação dos alunos da Escola de Música Dona Gal, foi lançado ontem (19) a 14ª edição do Salão do Livro do Piauí, Salipi, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina - CDL. Na oportunidade foram divulgados os nomes dos palestrantes que vão marcar presença nesta edição, entre eles podemos destacar o Ex- Kid Abelha Leoni, a escritora mineira, Paula Pimenta, o jovem conhecido nas redes sociais, Zack Magiezi, a Blogueira carioca Jout Jout, Dr. Misael Montenegro Filho, Luiz Felipe Pondé, Marcos Bagno, o poeta Nicolas Behr, o pedagogo Casemiro de Medeiros Campos, Uelinton Farias, Gustavo Lacombe, Cineas Santos, dentre outros.

Com a expectativa de reunir um grande público, especialmente crianças e jovens, o evento será realizado de 10 a 19 de junho no Complexo Cultural Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí. “ Queremos consolidar o Público jovem dentro do Salão, essa é uma das maiores apostas deste ano. Antes nós pensávamos em uma programação e a juventude pensava em outra, estávamos andando na contramão do público que nós mais precisamos atrair, que é o público jovem. Então começamos a pesquisar para saber quais os nomes que eles gostariam de ver dentro do Salão. Fizemos essa pesquisa em sala de aula, com a ajuda dos professores e deu certo. Vamos trazer três grandes palestrantes voltados para este público que é a Paula Pimenta, Zack Magiezi e Jout Jout. Eu acredito que acertamos e a tendência é isso se consolidar”. Destaca o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.

“É um prazer fazer parte do Salipi que engrandece a cultura e a literatura do Estado. Podem contar com a Universidade Federal do Piauí para o prosseguimento deste grande evento”. Ressalta o Reitor da UFPI, Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

Ainda na solenidade de lançamento foi feita a homenagem aos amigos e parceiros do Salipi com o troféu Quixote. Receberam o troféu, o Governador do Estado, Wellington Dias, representado pelo Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí, Francisco Guedes, o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, representado pelo Secretário de Comunicação do Município, Fernando Said, O reitor da UFPI, José Arimatéia, o Presidente da CDL, Evandro Cosmo, o Superintendente do Sebrae, Delano Rocha, os Deputados Estaduais, Wilson Brandão e Georgiano Neto, o médico, Gisleno Feitosa, dentre outros.

Em sua décima quarta edição, o SALIPI tem como tema “Onde eu não estou as palavras me acham”, frase do poeta brasileiro Manoel de Barros. O grande homenageado desta edição é o escritor piauiense Álvaro Pacheco, que já confirmou presença no evento. Serão lembrados ainda o centenário de nascimento do poeta Manoel de Barros, do escritor português, Virgílio Ferreira, do maior escultor piauiense, Mestre Dezinho e do filólogo brasileiro, Antonio Houais.

O Salão do Livro do Piauí contará com a participação de palestrantes nacionais e locais, além de bate-papo literário, apresentações artísticas, musicais, programação infantil, lançamento livros, feira de livros, dentre outras atividades.

Concurso Jovens Escritores

Outra atração do evento é o concurso Jovens Escritores, que está em sua 11ª edição, realizado pelo Salipi e o Jornal O Dia. O tema do concurso este ano é os 65 anos do Jornal O Dia. A entrega dos trabalhos pode ser feita até dia 10 de junho e o resultado será divulgado no último dia do Salipi, 19 de junho. Podem participar crianças do ensino público e privado do Piauí, e nesta edição excepcionalmente terá uma categoria voltada para alunos de jornalismo. A participação é gratuita e os melhores trabalhos são imortalizados numa edição especial do Jornal O DIA.

Fonte: Jornal O Dia