terça-feira, 28 de junho de 2016

Alunos do Iema de São Luís testam uniforme escolar inteligente

O novo sistema de segurança escolar está sendo implantado no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) é o projeto “Uniforme Escolar Inteligente”. O projeto é idealizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e tem como objetivo aprimorar os processos de acompanhamento de frequência escolar, direcionando informações aos pais sobre a chegada e a saída dos estudantes à escola através de mensagens instantâneas enviadas aos celulares dos responsáveis.

“O projeto é pioneiro na rede pública do estado do Maranhão, embora no sistema privado já tenha sido adotado. A ideia é assegurar aos pais e responsáveis dos alunos a hora que eles chegam e saem da instituição. De tal forma que tenham essa informação sobre a segurança dos seus filhos. Queremos implementar outras funcionalidades. Por exemplo, comunicados importantes, recados sobre notas, eventos escolares, tudo isso por envio eletrônico de mensagens para e-mails e celulares”, ressaltou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

O secretário contou que esta fase do projeto é de teste, vai durar um mês e é realizada com uma turma de 40 estudantes do primeiro ano. A direção da escola realizou uma reunião com pais e responsáveis que aprovaram a ideia. O sistema vai funcionar por meio de um chip, que será colocado no uniforme dos estudantes. Na porta da escola terá um sensor que vai fazer a captação dos dados dos estudantes na hora que eles chegam e saem da instituição. Após a captação, os dados serão enviados por meio de mensagens SMS aos aparelhos celulares dos pais e responsáveis.

O chip se assemelha aos usados em celulares, mas é impermeável, permitindo que o uniforme seja lavado, dobrado, passado normalmente sem precisar retirá-lo. O gestor geral do Iema de São Luís, Moises Sá, ressaltou que os pais gostaram da notícia e foram unânimes na aplicação do projeto na escola, o que facilita também a redução na evasão escolar. “Temos informações de que em escolas que utilizam esse sistema houve redução na evasão escolar. Com essas informações chegando aos pais, eles se tranquilizam e podem acompanhar ainda mais a rotina dos seus filhos”, comentou.

O Uniforme Escolar Inteligente terá a função da carteira eletrônica de identificação, semelhante a uma carteirinha escolar, entretanto, sem o risco de esquecimento ou perda. O projeto será expandido para outras unidades do Iema até o próximo ano, nos municípios de Pindaré e Bacabeira.

Governo do Maranhão