terça-feira, 28 de junho de 2016

Governo capacita agricultores familiares para implementação do CAR na região Centro Sul do Maranhão


Exibindo Foto 1_Divulgação_ItermaSAF_28062016 - Governo capacita agricultores familiares para implementação do CAR na região Centro Sul do Maranhão.jpg
Exibindo Foto 1_Divulgação_ItermaSAF_28062016 - Governo capacita agricultores familiares para implementação do CAR na região Centro Sul do Maranhão.jpg
Governo do Maranhão - Mais de 150 trabalhadores familiares rurais do Maranhão já foram capacitados para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural - CAR, durante a realização das Feiras de Agricultura Familiar e Agrotecnológicas – Agritec, promovidas pelo Governo do Estado, por meio do Sistema SAF – Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

Na Agritec de Grajaú, última realizada pelo Governo e parceiros, os técnicos Wallisson Câmara (Iterma) e David Gonçalves (Agerp), ministraram mais um curso sobre o CAR. O evento foi aberto pela presidente do Iterma, Margareth Mendes, que enfatizou o esforço do governo estadual, por meio da SAF, para que o agricultor possa compreender a legislação do CAR e entender, na prática, como cadastrar corretamente um imóvel rural, seja para fazer o cadastro do seu próprio imóvel ou para auxiliar outras pessoas a fazê-lo.

Segundo Wallisson Câmara, 128 assentamentos estaduais já estão com o cadastro concluído beneficiando cerca de 9.100 famílias. “Neste ano já foram realizadas quatro capacitações envolvendo técnicos do Plano ‘Mais IDH’, movimentos sociais e das prefeituras municipais que se tornaram multiplicadores”, afirmou.

De acordo com David Gonçalves, em todas as capacitações os participantes têm orientações completas de como preencher o cadastro, inclusive com simulações desse preenchimento.

Para a coordenadora Luciana Coutinho (Agerp), os conteúdos proporcionam uma visão ampla dos aspectos legais e apresentam um passo a passo do processo de cadastramento. “O curso foi pensado para ser acessível e didático. O nosso objetivo é que as palestras forneçam as informações necessárias para realizar todo processo de cadastramento e também despertem o interesse dos participantes”, diz Luciana.

O curso teve participação expressiva de agricultores, como a do Pedro Gomes Ribeiro, residente no povoado Macaúba – Grajaú, que ao término do curso demonstrava satisfação pelos conhecimentos e informações recebidas. “Agora vou fazer o meu CAR, pois não tinha noção de como resolver essa obrigação”, disse.

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Participaram, também, da abertura do treinamento o diretor de Assentamento e Desenvolvimento Rural do Iterma, Pedro Pascoal e os técnicos Luis Carlos Durans e Korina Correa.