terça-feira, 12 de julho de 2016

Governo discute universalização do acesso a serviços públicos de qualidade



Encontro possibilitou o contato direto com os gestores e a troca de experiências entre as diversas áreas governamentais

O governador Flávio Dino presidiu o Encontro Regional de Gestão Governamental realizado, nesta terça-feira (12), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento reuniu gestores e servidores públicos e ampliou o diálogo para universalização do acesso a serviços públicos de qualidade, com reflexão sobre as práticas de gestão e interação entre as mais diversas áreas que compõem o funcionalismo público estadual.

Na abertura do evento, o governador frisou que o trabalho desenvolvido por todos os setores tem influência direta nas melhorias realizadas para os maranhenses pelo Governo do Estado. “A nossa agenda é de universalização de acesso a serviços públicos de qualidade. Temos que manter em bom funcionamento os serviços públicos. Isso vale para escolas, estradas, saúde e todos os outros aspectos de nosso governo”, afirmou Flávio Dino.

Durante seu discurso, o governador lembrou que mesmo em meio ao momento de crise, em que outros estados estão tendo que atrasar os benefícios do funcionalismo público, o Governo do Maranhão tem honrado o compromisso de garantir que os servidores recebam seus vencimentos, inclusive de forma adiantada. “Diante do contexto nacional, nós temos procurado fazer o máximo. Nós temos que continuar com rumos bem claros e continuamos lutando para ampliar nossa receita”, disse.

O momento também foi de reconhecimento e incentivo. “Não há um único item em que nossos indicadores sejam piores do que em 2014 e é por isso que vamos continuar caminhando, olhando sempre a beleza do nosso povo e a beleza do nosso estado”, ressaltou o governador.

Durante o diálogo com os servidores, foram apresentadas também as ações que o Governo tem desenvolvido nestes um ano e sete meses de gestão e a avaliação das prioridades e perspectivas para os próximos meses. Nesse sentido, o encontro promoveu um grande debate sobre Gestão de Políticas Públicas, Republicanismo, Administração Gerencial, Desenvolvimento e Ambiente Macroeconômico reforçando o tema central do evento: ‘Desenvolvimento e mudança no Maranhão’.

O secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, destacou os bons resultados alcançados pela gestão estadual e a projeção de novas ações, além do incentivo aos servidores estaduais para que continuem com a excelência de seus serviços. “O Encontro de Gestores propicia um momento de integração, de percebermos os avanços do Governo do Estado”, enfatizou.

Exemplo da importância do evento é o depoimento do auditor fiscal e gestor de Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Estado da Fazenda, Fernando Resende. “O encontro é importante porque propicia uma oportunidade para que o governador possa se dirigir diretamente aos gestores, conhecer os obstáculos enfrentados e apontar os caminhos para superá-los e fazer uma boa gestão. Esse contato direto também é importante para manter a coesão do governo, para que haja uma ação articulada para superar os problemas”, afirmou.

O encerramento do Encontro Regional de Gestão Governamental foi marcada pela apresentação do Bumba-meu-boi Novilho Branco aos servidores públicos.

Cronograma

O Encontro Regional de Gestão Governamental também será realizado nas regionais de Pinheiro (13), Codó (14), Imperatriz (15), Bacabal (19), Chapadinha (20), Barra do Corda (21), Timon (22), Balsas (26), Rosário (27), Santa Inês (28) e encerra em São João dos Patos (29), alcançando todos os municípios maranhenses, sempre das 15h às 17h30. O credenciamento tem início às 13h30 e vai até às 14h45.