sábado, 2 de julho de 2016

GOVERNO QUER FORTALECER PAA LEITE NOS MUNICÍPIOS

:

O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou capacitação inicial dos coordenadores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite; o evento, que ocorreu no Centro Social Urbano do Vinhais, em São Luís, reuniu 37 técnicos das equipes de referência do programa nos municípios de Codó, Coroatá, Timbiras, Peritoró, Santo Antônio dos Lopes e Alto Alegre do Maranhão; secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista afirmou que a capacitação fortalecerá a cadeia produtiva do leite, por meio da geração de renda para o agricultor familiar, com a distribuição gratuita de leite para unidades recebedoras e famílias inscritas no Cadastro Único (CadUnico)

O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, nesta sexta-feira (01), capacitação inicial dos coordenadores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite. O evento, que ocorreu no Centro Social Urbano do Vinhais, em São Luís, reuniu 37 técnicos das equipes de referência do programa nos municípios de Codó, Coroatá, Timbiras, Peritoró, Santo Antônio dos Lopes e Alto Alegre do Maranhão.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, afirmou que a capacitação fortalecerá a cadeia produtiva do leite, por meio da geração de renda para o agricultor familiar, com a distribuição gratuita de leite para unidades recebedoras e famílias inscritas no Cadastro Único (CadUnico).

“Nossa equipe irá ouvir todos os municípios e tirar as dúvidas sobre a execução do programa e possibilitar que os técnicos saiam daqui aptos e habilitados para o bom desempenho do PAA Leite na sua cidade. Não mediremos esforços para continuar levando alimentação adequada e melhorando a segurança alimentar dos maranhenses” afirmou o gestor da Sedes.

A capacitação tem por objetivo promover o alinhamento dos municípios que compõem a cooperativa da Associação dos Produtores de Leite de Codó (APLEC) com o PAA – Leite. Para isso, foram convocados coordenadores e técnicos do programa, além de secretários municipais de assistência social.

A nutricionista do município de Codó, Carlane Luise, exaltou a importância do bom funcionamento do programa para a população. “O leite é um alimento que faz muita falta na mesa população. Com o bom funcionamento da APLEC, somada ao PAA Leite, será muito mais fácil à retirada das famílias maranhenses que apresentam desnutrição. O programa faz com que a alimentação se torne adequada, principalmente para as crianças em situação de vulnerabilidade alimentar” comentou.

A capacitação contou com orientações e palestras sobre a política de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e PAA Leite – controle social: papel dos conselhos no PAA; ambientação motivacional dos coordenadores e acordo de convivência; condições sanitárias, distribuição e controle nos postos de entrega; apresentação e discussão do manual do coordenador municipal, orientação sobre os instrumentais; gestão e monitoramento do programa.

A secretaria adjunta de Segurança Alimentar, Lourvidia Caldas, informou sobre a responsabilidade da Sedes em trazer a equipe de referência do PAA Leite de cada município. “Além das equipes serem orientadas sobre a política de Segurança Alimentar, informaremos ao coordenador do programa e toda a equipe sobre o a operacionalização correta do PAA Leite e esclarecemos dúvidas para que o programa se expanda cada vez mais”.

Fonte: Governo do Maranhão