quarta-feira, 13 de julho de 2016

MAIA E ROSSO DISPUTARÃO 2º TURNO DA CÂMARA


:

A disputa pela presidência da Câmara Federal será decidida pelos deputados Rodrigo Maia (DEM) e Rogério Rosso (PSD); Maia obteve 120 votos enquanto Rosso foi votado por 106 deputados e irão ao segundo turno, que ocorrerá ainda hoje; 13 candidatos disputaram a sucessão do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB), que renunciou ao cargo na semana passada

247 - A disputa pela presidência da Câmara Federal será decidida pelos deputados Rodrigo Maia (DEM) e Rogério Rosso (PSD). Maia obteve 120 votos enquanto Rosso foi votado por 106 deputados e irão ao segundo turno, que ocorrerá ainda hoje. 13 candidatos disputaram a sucessão do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB), que renunciou ao cargo na semana passada.

Para ser eleito em primeiro turno, o candidato mais votado teria de obter metade mais um do total de votos (maioria absoluta), observado o quórum mínimo de 257 votantes. No segundo escrutínio, será eleito o que obtiver maioria simples. Em ambos os casos, os votos em branco serão contados para efeito de quórum. No caso de empate, prevalecerá o candidato com maior número de legislaturas. Se ambos tiverem o mesmo número de mandatos, prevalecerá o mais idoso.

Abaixo o quantitativo de votos de cada candidato:

Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) - 13

Carlos Manato (SD-ES) - 10

Cristiane Brasil (PTB-RJ) - 13

Esperidião Amin (PP-SC) - 36

Evair Vieira de Melo (PV-ES) - 5

Fábio Ramalho (PMDB-MG) - 18

Giacobo (PR-PR) - 59

Luiza Erundina (Psol-SP) - 22

Marcelo Castro (PMDB-PI) - 70

Miro Teixeira (Rede-RJ) - 6

Orlando Silva (PCdoB-SP) - 16

Rogério Rosso (PSD-DF) - 106

Rodrigo Maia (DEM-RJ) - 120