sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Governo entrega mais seis escolas reconstruídas neste sábado (13)



Governo do Maranhão - Mais seis escolas da rede estadual, totalmente reformadas, reconstruídas e algumas ampliadas pelo Governo do Maranhão, serão entregues neste sábado (13). Mais de 2,6 mil estudantes serão beneficiados com a inauguração das escolas localizadas nos municípios de Tuntum, Gonçalves Dias, São Bento, Bacurituba, Cândido Mendes e Dom Pedro. No total são quase R$ 6 milhões investidos na reforma geral dessas escolas.

Esta é a quarta etapa de entrega de escolas revitalizadas pelo Governo este ano, perfazendo um total de 50 prédios entregues às comunidades escolares nas diversas regiões do estado, beneficiando até o momento mais de 30 mil estudantes em 33 municípios.

As reformas contemplam itens como troca de telhados e pisos, renovação de instalações hidráulicas e elétricas, pintura das paredes, instalações de ar condicionados nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, substituição de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica, e, em algumas unidades, nova adequação dos espaços de lazer, entre outros.

As obras são executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e fazem parte de um amplo programa de reestruturação da educação do Maranhão, chamado de ‘Escola Digna’, criado pelo governador Flávio Dino ainda nos primeiros dias de governo. O programa, que inicialmente tinha a proposta de substituir escolas de taipa e barracões por estruturas dignas de alvenaria e garantir assessoria pedagógica às secretárias de educação nos 30 municípios com menor IDH, se transformou no maior programa educacional do país.

As escolas começaram a ser entregues em junho quando, na primeira etapa, o Governo do Maranhão vistoriou e entregou de uma única vez 30 prédios escolares totalmente reformados e ampliados em municípios como São Mateus, Tutóia, Icatu, Morros, Rosário, Caxias, Imperatriz, Porto Franco, Balsas, Riachão e São Luís.

Até o fim desta primeira fase do programa ‘Escola Digna’ serão reconstruídos e reformados mais de 60 Centros de Ensino, em 39 municípios de diversas regiões do estado. Os investimentos na ordem de R$ 90 milhões beneficiarão diretamente mais de 40 mil estudantes, além de professores e funcionários das unidades escolares. Além das reformas, mais de 200 escolas estão em manutenção em todas as regiões do estado. 

“Esta é mais uma etapa do programa ‘Escola Digna’, levando mais esperança e dignidade aos nossos estudantes. Estas cinquenta escolas já reformadas representam um grande passo rumo à reestruturação da educação no nosso estado. Os avanços na educação são estruturais e vão desde o ambiente escolar que está sendo requalificado, projetos pedagógicos mais adequados à professores valorizados. O Governo do Maranhão está trabalhando pra fazer muito mais”, disse o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.