domingo, 28 de agosto de 2016

GOVERNO PROPÕE DEBATE SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


O governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) está propondo aos candidatos e candidatas a prefeito e prefeita que Ciência e Tecnologia seja tema de debate das campanhas e, ainda, que faça parte dos programas de governo; também existe intenção de agendamento de um encontro com candidatos, incluindo a vereador, para entrega de um documento; “ somente os estados e a união têm pautado e desenvolvido ações e criado programas relevantes no âmbito da ciência e tecnologia. Não é que não existam municípios com programas na área, mas é uma minoria insignificante em relação aos mais de cinco mil municípios do Brasil”, afirma Jhonatan Almada, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Maranhão 247 – Através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Governo do Estado, está propondo aos candidatos e candidatas a prefeito e prefeita dos municípios maranhenses que incorporem o tema da ciência e tecnologia no debate das eleições municipais e na pauta dos programas de governo.

A Secti sugeriu nove propostas que, segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, não significa criar novas despesas e gastos. “É mais um redesenho de investimentos já existentes, uma reorganização de ações similares de forma que possam ser coordenadas e organizadas em uma agenda comum nesta área”.

O secretário destacou que o tema é extremamente importante para o Brasil. “Em geral, somente os estados e a união têm pautado e desenvolvido ações e criado programas relevantes no âmbito da ciência e tecnologia. Não é que não existam municípios com programas na área, mas é uma minoria insignificante em relação aos mais de cinco mil municípios do Brasil”, observou Jhonatan Almada.

A ideia central, como enfatizou o secretário, é que os candidatos possam pautar nos seus programas do governo ações que contemplem a ciência, tecnologia e inovação. As nove propostas que estão sendo apresentadas aos candidatos se referem à experiência de um ano e oito meses de governo, ao Plano de Metas da secretaria, às oficinas regionais de planejamento realizadas em cinco regiões do Estado, aos documentos de planejamentos anteriores e às escutas territoriais realizadas pelo Governo do Estado.

“Todo esse conjunto de documentos e de referências nos leva às nove propostas, que são uma forma de sintetizar ações estratégicas e pontuais nesta área. Elas vão da estruturação administrativa, com a criação de um setor responsável no âmbito da prefeitura, até uma ação estruturante que é a realização de feiras de ciência nos municípios. Então as propostas contemplam do nível estratégico ao nível operacional, apresentando como é possível organizar uma agenda para a área de ciência e tecnologia e inovação no município”, observou o secretário.

Além das propostas estão sendo divulgadas pela Secti, ela está propondo o agendamento de um encontro do secretário com candidatos a prefeito, bem como com candidatos a vereadores, para entrega do documento. A ideia é entregá-lo, pelo menos, aos candidatos dos maiores municípios do Maranhão e nos que tem unidades dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). “Isso está sendo feito sem distinção de partido, sem distinção política, porque a ideia é fortalecer a Ciência e a Tecnologia do Maranhão”, enfatizou Jhonatan Almada.
Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514