sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Imperatriz é o primeiro município a sediar votação simulada em 2016

TRE-MA-votacao-simulada-imperatriz-capa

A identificação do eleitor através da digital será realidade em 44 municípios maranhenses nestas eleições 2016. É que entre novembro de 2014 e maio de 2016, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão biometrizou eleitores de mais 29 cidades, entre elas, de grandes colégios eleitorais como Imperatriz, Caxias e Timon.

Com o intuito de oportunizar aos eleitores, partidos e candidatos que conheçam o processo de votação biométrica e testem os sistemas e a urna biométrica, o TRE-MA está promovendo votações simuladas, em que os técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação terão a possibilidade de avaliarem o nível de qualidade da coleta biométrica realizada; mensurar o tempo médio de votação para seções biométrica e outros parâmetros a partir da análise do log das urnas utilizadas.

A primeira cidade a receber equipe do Regional para esta ação foi Imperatriz, segunda maior cidade do estado. Nela, eleitores que votam nos colégios Sinopse e Barjonas Lobão (Caic) foram convidados a participar para que pudessem esclarecer como o processo se dará no dia da eleição de fato.

De acordo com dados da STI, 144 eleitores se deslocaram até o Caic e o número é considerado satisfatório em termos de comparecimento, em se tratando de um dia de semana.

Presente à votação simulada, o desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal, comentou que estas ações servem de esclarecimento à sociedade sobre como a urna biométrica funciona e como o sistema é seguro.
Voto Jovem

Paralelo à votação simulada, alunos do colégio Barjonas Lobão assistiram no auditório palestra do desembargador Lourival Serejo sobre a importância da conscientização do jovem em relação ao voto. “Estamos aqui para convocá-los a se envolverem com a política”, explicou, contando com a ajuda das personagens donas Francislene e Chica do grupo teatral Okazajo, que interagiram com a plateia, tirando dúvidas acerca de voto nulo, voto em branco, corrupção eleitoral, compra de votos, entre outros temas.

Estavam presentes também os juízes Karla Jeane Matos (auxiliar da Corregedoria Eleitoral), Adolfo Pires (titular da 92ª ZE e diretor do Fórum Eleitoral de Imperatriz) e Genivaldo Pereira Silva (titular da 65ª zona eleitoral), o promotor Alberto Lages, o diretor-geral Gilson Borges, o secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação), o assessor Flávio Costa (Corregedoria Eleitoral) e a gestora Sônia Queiroz (Barjonas Lobão).

Fonte: Blog do Jorge Vieira
Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514