domingo, 28 de agosto de 2016

MAIS UM RETROCESSO: TEMER SUSPENDE PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO



O presidente interino Michel Temer suspendeu o programa do governo federal de combate ao analfabetismo, chamado Brasil Alfabetizado; prefeituras e governos estaduais relatam um bloqueio no sistema da pasta que impede o cadastro de alunos – o que inviabiliza o início de novas turmas; antes, o ministro da Educação, Mendonça Filho, já havia suspendido também o Ciência sem Fronteiras

247 – O presidente interino Michel Temer suspendeu o programa do governo federal de combate ao analfabetismo, chamado Brasil Alfabetizado.

É o que informa a jornalista Angela Pinho. "Com uma das piores taxas de analfabetismo da América do Sul e sem cumprir compromissos internacionais na área, o Brasil interrompeu o programa federal que ensina jovens e adultos a ler e escreve", diz ela.

"Ao todo, 13 milhões no país não sabem decifrar nem um bilhetesimples, o equivalente a 8,3% da população com 15 anos ou mais. Esse contingente era alvo do Brasil Alfabetizado, executado por Estados e municípios com verba do governo federal. O Ministério da Educação afirma que o programa está em execução, mas prefeituras e governos estaduais relatam um bloqueio no sistema da pasta que impede o cadastro de alunos – o que inviabiliza o início de novas turmas."

Antes, o ministro da Educação, Mendonça Filho, já havia suspendido também o Ciência sem Fronteiras.