segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Pastoral: NÃO IMITE O MAL



Por Jairo Oliveira dos Santos

"Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus." (3 João 1.11)

A cada dia o mal se multiplica no mundo e infelizmente, muitas pessoas tem o prazer de praticá-lo. No tempo em que João viveu, o mal também influenciava muitas pessoas, foi exatamente por isso que o apóstolo de Cristo alertou: "Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus." (3 João 1.11)

O contexto (versículos anteriores), dá o motivo que levou João a alertar os cristãos da influência do mal. Vejamos:

Prepotência*. Um homem chamado Diótrefes gostava de ser o primeiro, o melhor, o mais importante, o mais visto: "Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe." (3 João 1.9)

Maledicência. Diótrefes era maledicente, amava falar mal das pessoas: "Pelo que, se eu aí for, trarei à memoria as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas..." (3 João 1.10)

Egoísmo. Um homem egoísta que não exercia a hospitalidade e ainda impedia quem queria receber pessoas: "...e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja." (3 João 1.10)

Evite o mal não andando com pessoas do mal. Evite o mal não alimentando pensamentos pecaminosos. Evite o mal não cedendo aos vícios. Evite o mal fugindo das tentações. Evite o mal desprezando a influência do diabo. Evite o mal dedicando-se a Deus.

Não imite o mal, pois quem pratica o bem tem parte com Deus, mas quem pratica o mal, não conhece a Deus e não tem parte com Ele: "... Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus." (3 João 1.11)

Ore pedindo a Deus que te livre de toda influência do mal.

Jairo Oliveira dos Santos é Pastor da ICE/Centro/Barra do Corda
Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514