domingo, 14 de agosto de 2016

Reflexão Bíblica: PAI, Nunca Desista De Seu Filho


Pastor Sérgio Augusto Balieiro da Silva – 2ª ICE de Tuntum

Texto Bíblico: Lucas 15: 32

Os dias em que vivemos são cada vez mais desafiadores e de igual modo quando falamos na relação pais e filhos! Diferenças geracionais, culturais, educacionais, por vezes distanciam pais e filhos e assim é cada vez mais comum vermos pais se sentindo perdidos, “sem chão”, sem conseguir penetrar no mundo de seus filhos e por vezes pensando até em desistir.

Por este motivo, mais do que nunca necessitamos de encorajamento para exercermos a nobre missão de sermos PAIS, buscando incansavelmente alcançar o universo de nossos filhos, abrindo mais e mais janelas de dialogo e comunicação, para que na suficiência de Cristo nos tornemos PAIS VITORIOSOS.

A Bíblia nos traz um exemplo fascinante de um Pai Perseverante que alcançou vitória! Uma história de perdão, fé e superação que contém preciosos princípios bíblicos que podem ser extraídos e aplicados ainda hoje pelo “Pai Atual”. A história a que me remeto trata-se da Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15: 11-32); nesta narrativa...

“O filho desistiu do pai, mas o pai nunca desistiu do filho. O filho partiu, mas o pai o aguardou. O pai esperava diariamente que ele aprendesse na escola da vida as lições que não aprendeu aos seus pés. Por fim, a grande vitória. A dor rompeu a casca das sementes que o pai plantou e lapidou silenciosamente a personalidade do filho. Ele voltou. Adquiriu profundas cicatrizes na alma, mas está mais maduro e experiente. O pai não condenou o filho injusto, mas fez-lhe uma grande festa”. (CURY, Augusto. Pais brilhantes,professores fascinantes.Rio de Janeiro: Sextante, 2003)

Que narrativa esplêndida! Ela nos mostra que ser Pai é acreditar nos resultados que podem germinar no meio das crises e diante deste princípio fica a pergunta: tenho plantado a semente do amor no coração dos meus filhos para que ela os traga de volta quando eles escolherem os caminhos contrários

Não sei o que você tem vivenciado no relacionamento com seus filhos, mas queria deixar alguns ensinamentos úteis, firmados no que você já leu até aqui:

Nunca desista de seus filhos: Plante sementes para os dias de crise

É comum nos acomodarmos na criação dos nossos filhos quando tudo está tranquilo, isto é notório quando eles são pequenos e os problemas são rotineiros. Esta fase, no entanto, é o momento de lançarmos sementes para o futuro, investirmos tempo na formação do caráter, na disseminação de valores que nortearão suas trajetórias de vida futura. 

Nunca desista de seus filhos: Creia que seus ensinamentos germinarão

O processo de criação de filhos requer do pai que ele tenha consciência e noção da passagem do tempo. Não é sábio que tratemos nossos filhos crescidos como eternas crianças. O tempo também passa para eles e é inevitável que eles se deparem com os desafios da adolescência, juventude e vida adulta. Isto certamente promoverá crise nos valores que ele recebeu, contudo se você plantou eficazmente tais valores é certo que eles não serão abalados. Você precisa crer!

Nunca desista de seus filhos: Tenha fé para colher os frutos

Ser pai é um exercício de fé! Se criamos nossos filhos na disciplina e admoestação do Senhor precisamos crê que os frutos virão. Você não sabe quando “as cascas da semente que você plantou irão se romper”, seu papel, contudo, é estar disposto a esperar e aceitar seu filho caso ele precise arrepender-se e pedir perdão.

Prezado pai, que nesta data especial você receba o encorajamento da parte do Pai Celeste para exercer esta nobre missão de criar e acompanhar em amor os filhos que Deus lhes deu.
Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514