quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Secretaria Municipal de Educação de Tuntum recebe mais 04(quatro) ônibus escolares


A Secretaria Municipal de Educação de Tuntum recebeu, na tarde de hoje(21), mais 04(quatro) ônibus do Programa Caminhos da Escola/FNDE/PAR para compor a frota do transporte escolar do município.

Segundo o Professor Antonio dos Reis,  Secretário Municipal de Educação de Tuntum, a nova  aquisição dos 04(quatro) ônibus escolares que chegaram, na tarde desta quarta-feira(21), é oriunda de mais uma ação do PAR (Plano de Ações Articuladas).


Plano de Ações Articuladas (PAR)

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).


Frota Escolar de Tuntum com 16 ônibus novos

Dos Reis informou ao Blog Bate Tuntum que a frota de ônibus novos que atende a comunidade escolar do município é composta, hoje, de 16 carros novos dentro dos padrões de acessibilidade e baseado nas normas de tráfego da ABNT.

A educação municipal de Tuntum com a aquisição dos ônibus escolares novos deu condições para que a rede de ensino não contratasse mais as D-20 no mandato atual do Prefeito Tema, dando conforto e segurança aos estudantes.