segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

FAMEM: a vitória do municipalismo

Dr. Tema novo Presidente da FAMEM

Tenho acompanhando, nas últimas 72(setenta e duas horas), diversas análises de articulistas políticos de São Luís sobre o pleito da FAMEM, encerrado, na tarde desta segunda-feira(16),  com a homologação da "Chapa Prefeito Humberto Coutinho" por 142(cento e quarenta e dois) votos, encabeçada pelo Prefeito de Tuntum Cleomar Tema(PSB).

Há análises de todos os gostos e de todas as extensões políticas para configurar a vitória de Cleomar Tema e seus aliados nas eleições da FAMEM como candidato único, inclusive as que apontam para o apoio da candidatura ao Senado em 2018 do Deputado Federal e ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares do mesmo partido do prefeito vitorioso, na tarde desta segunda-feira(16).

A chegada do Prefeito Tema à presidência da FAMEM, pela terceira vez, é um fato político no Maranhão  que ganha o mesmo tamanho de uma disputa de pleito eleitoral de nível estadual pela envergadura administrativa e pelo poder de engenharia política  do gestor de Tuntum diante das demandas municipalistas que em 2017 e 2018 irão se impor.

Talvez seja muito cedo ainda para se afirmar que a vitória do Dr. Tema,  nas eleições da FAMEM vá privilegiar ou desenhar prognósticos de candidaturas em 2018, mas há um clima que merece ser dito diante da vitória consagradora da "Chapa Prefeito Humberto Coutinho", a retomada da importância do "pessebista" a nível estadual novamente e com toda a capacidade de influenciar o futuro pleito estadual nas pretensões dos pré-candidatos já postos, em todos os níveis.

Dr. Tema,  ao sair vitorioso, nesta segunda(16) a presidência da FAMEM, se tornou o pêndulo político mais significativo para 2018 no Maranhão, seja para pleitear voos eleitorais pessoais com uma possível pré-candidatura a Vice-Governador do Maranhão ou então indicar a esposa Daniella Jadão Cunha como possível pré-candidata a deputada estadual, caso o deputado Humberto Coutinho decline da vida pública por conta das condições de saúde adversas hoje. 

O Prefeito Municipal de Tuntum,  na tarde de hoje(16), voltou a ter visibilidade política em todo o Estado do Maranhão ao se tornar Presidente da poderosa FAMEM, não restam dúvidas, e, com isso, ganhou, também, poder de fogo para influenciar a política maranhense em 2018 e isso ninguém deve desconhecer a partir de agora.