quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Campanha salarial: direção estadual do Sinproesemma aprova proposta do governo

Em reunião nesta quarta-feira (08) e após três horas de debates, a direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinporesemma) aprovou a segunda proposta encaminhada pelo Governo do Estado para reajustar os salários do magistério estadual. A reunião foi conduzida pela professora Benedita Costa, que assumia a presidência do sindicato, e pelo professor Julio Pinheiro, que retornou nesta tarde à presidência da entidade, após sua licença para tomar posse como vice-prefeito de São Luís.

Nova proposta

Em reunião anterior, o Sinproesemma havia rejeitado, parcialmente, a primeira proposta oficializada pelo governo, que oferecia o reajuste de 8%, em duas parcelas, que seriam pagas em fevereiro e maio, com incidência sobre a Gratificação de Atividade de Magistério (GAM). Na nova proposta do governo, aceita pela direção, o reajuste proposto continua de 8%, em duas parcelas, sendo 4% em fevereiro e 4% em maio, porém incidindo sobre a remuneração, que inclui o vencimento e a Gam.

“Com esse novo item sobre o reajuste que incide sobre a remuneração, nós aprovamos a proposta por entender que em cima da remuneração nós teremos todos os nossos vencimentos e nossas gratificações em 8%”, explicou a professora Benedita, que, com a volta do professor Julio à presidência, retorna à vice-presidência do sindicato.

Retorno

O reforço do professor Júlio Pinheiro na reunião, mostrando a importância da aprovação da proposta, em um cenário de crise no Brasil, foi importante para o debate. Pinheiro, que estava de licença, retornou ao cargo de presidente do Sinproesemma.

“Retorno por entender que é preciso esforço concentrado para definir questões da pauta da educação. E a categoria tem grande expectativa em torno dessas definições. Estamos aqui para somar nesse esforço no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores. Sinto-me coparticipante de todos os processos de luta que resultaram em vitórias para a categoria, por isso, vou continuar na luta, até o final do mandato desta gestão”, disse Julio.

Na condição de presidente, depois de encaminhar a votação da proposta, Julio Pinheiro constituiu, também sob votação, a comissão que irá apresentar o resultado da reunião ao governo e dar continuidade às negociações acerca dos demais itens da pauta. Além de Julio Pinheiro e Benedita Costa, fazem parte da comissão os diretores Raimundo Oliveira, Janice Nery, Militana Martins, Henrique Gomes e Izabel Lins.

Ascom/Sinproesemma