terça-feira, 7 de março de 2017

Piauí tem 121 escolas a mais de Tempo Integral que o MA


Site Elias Lacerda – Mandando por 40 anos no poder público do Maranhão, o grupo Sarney nunca demonstrou preocupação com a educação do estado. Uma prova cabal deste descompromisso com o setor que liberta gerações e faz mudar para melhor os rumos de um estado são as escolas de Tempo Integral que o Maranhão possui. Modelo de ensino mais bem sucedido no mundo, nesta modalidade de escola o aluno entra pela manhã e tem várias atividades durante o dia como aulas,horários de estudo supervisionado, recebe três refeições e deixa o colégio no final da tarde. No nosso estado são apenas 11 escolas que funcionam nessa categoria. O número melhora e sobe para 21 quando são incluídos os Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia - (Iemas) , escolas profissionalizantes criados na atual gestão Flávio Dino.

Para se ter a ideia do tamanho que é o desafio do atual governo Dinista, que corre contra o tempo para fazer crescer esse modelo de educação no estado, Roseana Sarney lhe deixou como herança apenas uma escola de Tempo Integral no Maranhão e funcionando precariamente em São Luis. Todas as outras que estão funcionando atualmente foram implantadas pelo governo Flávio Dino.

Quando comparado ao nosso vizinho Piauí estamos há anos atrasados. Lá já são 141 escolas da rede estadual funcionando nesta modalidade de Tempo Integral.

Nesta semana Timon está sendo contemplada com a inauguração de sua primeira Escola de Tempo Integral da rede estadual. É o Centro de Educação Integral Jacira de Oliveira e Silva, Direcionada a alunos na faixa de idade entre 15 e 17 anos , a escola será dirigida pelo professor Gideão Machado (na foto acima). Especialista em Educação Integral, o professor visitou o eliaslacerda.com e considerou a conquista histórica para a educação pública na cidade. Ele informou que a melhor educação pública estadual do país está em Pernambuco. “O Pernambuco é a maior referência em educação no país, tem as melhoras notas do Ideb e na sua rede existe o maior contingente de escolas no formato de educação integral”, observou o professor.

A inauguração do Centro de Educação Integral Jacira de Oliveira e Silva acontecerá na manhã da próxima quarta-feira (15) e contará com a presença do governador Flávio Dino. No mesmo dia o governador entregará outra escola neste mesmo modelo, o IEMA, no bairro Parque Alvorada, direcionada ao ensino profissionalizante.

Para suprir o déficit de escolas de tempo integral no estado, Flávio Dino ainda precisará percorrer um longo caminho pela frente. Na opinião do professor Gideão Machado, a carência de escolas neste modelo de educação integral é um dos fatores que fazem o estado está entre os piores no setor educacional no país, mesmo sendo a unidade da federação que melhor paga o professor no Brasil.