domingo, 18 de junho de 2017

Prefeito Tema de Tuntum é um nome a ser considerado para assumir a pré-candidatura de vice-governador na chapa de Flávio Dino

Governador Flávio Dino e Prefeito de Tuntum Tema Cunha

Por Emerson Araújo

Em matéria veiculado, na tarde deste domingo(18),  pelo jornal O Imparcial de São Luís com o título "Quem será o vice de Flávio Dino?"  o articulista Paulo de Tarso Jr. entre afirmações e afirmações sobre as eleições de 2018 traça algumas dificuldades na escolha dos candidatos majoritários ao Governo do Maranhão por conta do contexto político nacional conturbado, principalmente, na seara da oposição, mas reconhece a candidatura à reeleição de Flávio Dino como a  única garantida para o pleito que se aproxima.

Digressões a parte, o articulista do jornal o Imparcial  foca mesmo, no seu texto, sobre  as dificuldades da escolha do pré-candidato a vice-governador na chapa de Flávio Dino como o grande embate político entre os governistas nos próximos meses e mesmo relacionando alguns pré-nomes para o cargo e as principais qualificações políticas de cada um, o jornalista ludovicense não faz a aposta em nenhum deles para assumir o posto na vice-governadoria do Maranhão a partir de 2019, portanto deixando em aberto a possível resposta que o título da matéria pretendia ter.

Feitas as ponderações acima sobre o texto veiculado no Jornal O Imparcial, deste domingo(18), o jornalista Paulo de Tarso, na nossa visão, peca em não estender na sua lista de pré-candidatos ao cargo de vice-governador de Flávio Dino em 2018 para outros nomes de peso da coalizão governista que poderiam assumir esta pretensão, também,  com maior densidade eleitoral e maior experiência como articulador político bem mais considerável que os nomes apresentados na  lista homônima da matéria do jornal de São Luís, diga-se de passagem.

Esquecer os nomes de Humberto Coutinho(PDT) e do Prefeito de Tuntum e atual Presidente da FAMEM, Tema Cunha(PSB), como possíveis pretendentes ao cargo de vice-governador em 2018, ambos com maior densidade eleitoral e poder de articulação política bem mais apreciáveis do que alguns nomes postos na lista de Paulo de Tarso Jr. tira do texto do Jornal O Imparcial as qualidades de digressão política que o mesmo deveria apresentar, mas que não o faz pelas omissões dos dois políticos de peso ditos aqui, talvez de propósito ou para favorecer dois ou três possíveis pré-candidatos que o jornal, o texto e o jornalista gostariam de apostar e não se arriscam na análise comprometida desta tarde(18).

Tanto Humberto Coutinho como o Prefeito Tema Cunha de Tuntum são merecedores de estarem em qualquer lista de pré-candidatos a vice-governador do bloco governista para 2018 com melhores perfis do que os que foram postos hoje(18) no Imparcial. Ambos tem densidade eleitoral e poder de articulação incontestáveis que o Governo  Dino precisará a partir de 2019 para continuar realizando as obras que o Maranhão ainda precisa, revertendo os índices sociais adversos,  fazer movimentar a economia ainda parca do Estado e gerar rendas e cidadania para a maioria do povo maranhense que ainda amarga bolsões de pobreza em várias regiões do Estado. Humberto Coutinho(a não ser que a saúde interfira) pode assumir uma pré-candidatura a vice-governador pelas qualificações políticas que carrega sobre si, ou seja, a Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, moderado, articulador e amigo pessoal de Flávio Dino, inclusive, um tipo de "pai" eleitoral do mesmo em 2008 e 2012, pode, sem sombras de dúvidas, ser alçado a condição de vice-governador com uma bagagem forte para isso. Já o Prefeito de Tuntum, Tema Cunha, por ser Presidente da poderosa FAMEM(Federação dos Municípios do Maranhão) tem sob a sua tutela política aproximadamente 200(duzentos) prefeitos espalhados em todas as regiões do Maranhão. É outro nome que consegue aglutinar sobre si, experiência administrativa, engenharia política das melhores, trânsito livre com a bancada federal do Maranhão, moderado e, também, amigo do Governador Flávio Dino. Tema Cunha, em 2012, foi o primeiro prefeito do interior a assumir publicamente a candidatura de Flávio Dino a governador do Maranhão, sofrendo perseguição política e administrativa da turma de Sarney por estar ao lado do amigo e correligionário político de então.

Não se pode desprezar os nomes de Humberto Coutinho e, também, do Prefeito Tema Cunha para uma pré-candidatura a vice-governador em melhores condições do que os nomes listados na matéria do Jornal o Imparcial para 2018 e isto é fato.
Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514