• DIVULGUE COM A GENTE E APAREÇA • batetuntum@gmail.com •

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Sobre pesquisas eleitorais no Maranhão




Por Emerson Araújo/Jornalista Profissional

Não se pode desprezar o valor  de averiguação de uma pesquisa eleitoral quando os mecanismos científicos embutidos nela se aproximam da verdade real do universo pesquisado.

No Maranhão, seja no período pré ou eleitoral, os institutos que mexem com a verificação de tendência do eleitor no contexto de escolhas de candidatos em todos os níveis não tem preservado as máximas do rigor científico que deveriam preservar com resultados disparatados e suspeitos entre uma empresa e outra, levando aos mais "antenados" do universo político ou não,  a suspeitarem,  que no bojo da divulgação desta ferramenta de consulta há muita marmelada, manipulação a ser investigada.

Convenhamos, a sensação que dá  a cada divulgação de pesquisas  pré ou eleitorais no Maranhão, é que os institutos contratados pelos interessados são reprodutores do desejo/interesse dos grupos políticos que os contratam para manipularem a opinião pública tão vilipendiada nestes períodos.

Nada contra as pesquisas de tendência eleitoral e nem contra os institutos que zelam pelo rigor científico de consulta popular, mas no Maranhão o jogo de poder ou pelo poder maculam a vida das empresas que vivem a cada manhã nos jornais e nas mídias de toda feitura a divulgarem os interesses obscuros dos grupos políticos do Estado. 

Uma fiscalização/investigação do Ministério Público Eleitoral deveria já ter acontecido, cobrando responsabilidades e rigor-técnico nas pesquisas eleitorais e nos institutos sob pena de estar sendo conivente com mais este ilícito  que tem sido recorrente no Maranhão a cada eleição ou próximo a ela.
Compartilhe:

Copyright © | Direção: Jornalista Emerson Araújo | Bate Tuntum | Suport/ 99 98271-8514