quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Tuntum 62 anos e os movimentos políticos do Maranhão

Resultado de imagem para Flávio Dino e Cleomar Tema
Foto do Blog Marco Aurélio D'Eça


Por Emerson Araújo

Não participei, desta vez, das comemorações alusivas a mais um aniversário de emancipação política de Tuntum por conta de assuntos pessoais para resolver em Teresina durante este período de festas, inaugurações, discursos e outros atos na cidade desde a semana passada. 

Apesar das inaugurações, das comemorações diversas, no último dia 12(terça-feira), mesmo de longe,  algo me chamou a atenção além do que foi visível,  explorado pelos blogues locais e estaduais de todo naipe aportados por aqui  durante as comemorações dos 62 anos  de Tuntum, ou seja, o clima político encravado nas conversas de pé de orelha, nos afagos dos discursos das lideranças do Maranhão que estiveram nas inaugurações, almoços e jantares oferecidos nos casarões da cidade. Não precisa ser um adivinho ou o melhor analista político de plantão para subtrair das entrelinhas de tudo isso o tema central deste pano de fundo tuntunense,  o pleito eleitoral de 2018. 

Desde a sua emancipação política em 1955, Tuntum respira política eleitoral cotidianamente e, não seria neste contexto da presença das principais lideranças políticas do Maranhão capitaneadas pelo Governo Flávio Dino,  que a cidade abandonaria a sua principal vocação, consolidar os movimentos políticos do Estado mais uma vez. E assim foi feito com a vinda do chefe do executivo estadual, do vice-governador, deputados federais, estaduais, prefeitos, secretários estaduais e lideranças diversas deixaram em Tuntum as marcas profundas de como o pleito eleitoral de 2018 acontecerá no Maranhão e como se dará os seus movimentos para a reeleição de Flávio Dino(PCdoB).

Ganhando fôlego e espaço político definitivamente para 2018, ajudando  a consolidação da vitória esmagadora do grupo político do Governado Flávio Dino, surge, nos movimentos políticos em Tuntum, da última terça-feira(12),  a figura de maior densidade eleitoral no Estado, hoje, além do mandatário maranhense, ou seja, o Presidente da poderosa FAMEM e Prefeito do município homenageado, Dr. Cleomar Tema Carvalho Cunha(Tema), que empresta ao grupo político dinista capacidade de mobilização, articulação e convencimento entre a maioria dos prefeitos municipais do Maranhão com foco em 2018, diga-se de passagem. Dr. Tema, na última terça-feira(12), ofereceu, ao governador e aos presentes em Tuntum, a senha mais capaz para se garantir, se assegurar a vitória esmagadora no próximo ano sem se correr riscos desnecessários. O Prefeito de Tuntum pelos atributos políticos incontestes e pelos movimentos de lideranças concretos que lhes são declamados, se tornou, também,  forte pré-candidato a vice-governador ao lado de Flávio Dino.

Tuntum 62 anos de emancipação política foi muito mais movimentos eleitorais para 2018 no Maranhão do que a  dezena de inaugurações que aconteceram no município de norte a sul e o tempo dirá isso.