terça-feira, 10 de outubro de 2017

Secretária Municipal Maria Iris Barros, fazendo a diferença em Formosa da Serra Negra

Professora Maria Iris Barros 
Nas minhas viagens pelo interior do Maranhão tenho descoberto  personagens marcantes que merecem  destaque pela riqueza humana que elas traduzem.

Na última viagem que fiz ao município de Formosa da Serra Negra, a última cidade da região centro-sul maranhense, encontrei uma destas personagens vocacionadas para o serviço público e para a militância social em tempo integral, a Professora Maria Iris Barros e Silva, atual Secretária Municipal de Desenvolvimento Humano da administração Dr. Janes Clei(PDT).

Professora de cátedra, Maria  Iris Barros, como é conhecida em Formosa da Serra Negra, tem emprestado a sua vida pessoal e profissional ao provo formoserranegrense com sua militância integral a favor de todos. 

Filha de fundadores de Formosa da Serra Negra com formação acadêmica em Letras pela UEMA, Professora Maria Iris Barros e Silva já foi, em vários mandatos anteriores , Secretária Municipal de Educação de Formosa da Serra Negra, deixando sua marca de pessoa dedicada naquilo que faz e de militante social ativa por onde passou.

Contribuições profissionais e de envolvimento pessoal de dedicação exclusiva por onde passou e tem passado como gestora pública, a Professora Maria Iris Barros e Silva, tem, também,  contribuído como pesquisadora da história do município de Formosa da Serra Negra, escrevendo livros, artigos numa atividade intelectual pujante, exemplo para as novas gerações do município.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano de Formosa da Serra Negra
 Hoje, em Formosa da Serra Negra, a Professora Maria Iris Barros e Silva é a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano da administração Janes Clei  e que tem a atribuição de supervisionar os departamentos de Meio Ambiente, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Turismo e Mulher da Prefeitura.

Apaixonada pelo que faz, Maria Iris Barros e Silva,  na atual administração municipal, com os seus companheiros de departamentos e um orçamento reduzido por conta da crise que tem se abatido sobre os municípios brasileiros tem executado políticas públicas sociais com criatividade e militância integral, fortalecendo politicamente o governo municipal atual, deixando mais uma vez  sua marca de competência profissional.

Seja no mapeamento das riquezas ambientais e na revitalização turística de Formosa da Serra Negra, seja na luta pela reconstrução do acervo bibliográfico da cidade, destruído na gestão passada, seja na organização de eventos ligados a juventude, como foi a revisão recente para o ENEM, no apoio das atividades culturais ligadas ao folclore, nos torneios e campeonatos esportivos e no fortalecimento das políticas públicas relacionadas a mulher,  Maria Iris Barros e Silva tem um time propositivo  que gravita em torno da sua secretaria municipal(Rosa Coelho, Domingas, Jairo Portilho, Gedeão, Francisquinho)  que tem movimentado o município com ações importantes de promoção social, valorizando cada vez mais a administração do Dr. Janes Clei e fortalecendo o desenvolvimento humano do povo formoserranegrense.
Sede da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Formosa da Serra Negra