quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Codó está sediando VI Encontro de Educação Infantil no Maranhão

O município de Codó está sediando o VI Encontro Estadual de Educação Infantil do Maranhão, que será realizado entre os dias 6 e 7 de dezembro, no auditório da Escola Estevam Ângelo. Na abertura do evento estavam presentes o prefeito de Codó, Francisco Nagib, o Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, o Secretário Municipal de Educação, Paulo Buzar, o presidente da organização Mundial da Educação Pré-Escolar no Maranhão (Omep-MA), Luís Fernando, entre outras autoridades.

Com o tema “A Educação Infantil e as Políticas Públicas no Maranhão: ressignificando saberes e práticas, o VI Encontro Estadual de Educação Infantil reuniu profissionais desse segmento, de vários municípios, no intuito de assegurar reflexões e debates tão essenciais para a vida educacional das crianças.

“A necessidade de ressignificar saberes e práticas na Educação Infantil exige um ato de constante reflexão sobre ações inovadoras nas políticas públicas destinadas a esta etapa de ensino. Reunir representantes dos diversos municípios maranhenses é oportunizar debates, planejamentos e trocas de experiências no desenvolvimento integral com a primeira infância, possibilitando desta forma avanços na garantia dos direitos das crianças em todo o estado do Maranhão”, Explicou o Secretário Municipal de Educação, Paulo Buzar.

“Estou muito feliz por estar novamente em Codó, a convite do prefeito Nagib e educadores, para tratar deste tema tão importante. Codó tem uma parceria muito proveitosa com o governo do Estado em várias áreas, em especial na educação. Já inauguramos um grande colégio de nível médio e fundamental no km 17, já assinamos termos de cooperação mútua entre os educadores, assinamos parceria para o Centro de Formação para Educadores, estamos construindo sete unidades do programa Escola Digna e levar dignidade a professores e estudantes. Parabéns a todos”. disse o Secretário de Estado da educação, Felipe Camarão.
A programação do evento é composta de palestras, mesas redondas e relatos de experiência sobre temas pertinentes ao cenário educacional infantil. Também serão apresentadas pesquisas, estudos e iniciativas que contribuem para a promoção da qualidade na área da Educação Infantil. Entre os temas trabalhados estão o aprendizado a partir de brincadeiras, a Sustentabilidade dos Biomas aplicados à Educação Infantil, literatura e música aplicada a educação infantil, a Importância do Desenho no Desenvolvimento Integral das Crianças, entre outros.

Como parte da solenidade de abertura do encontro, a Omep-MA também homenageou autoridades presentes com a placa Nazareth Neiva. Nomeada em alusão à educadora e pediatra maranhense, a placa tem por objetivo reconhecer e parabenizar esforços em prol da melhoria da qualidade da educação. Receberam a honraria o prefeito Francisco Nagib e o Secretário Municipal de Educação, Paulo Buzar.

O prefeito Nagib agradeceu a homenagem e ressaltou a atuação de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Nossa missão é a de garantir a qualidade da educação para as nossas crianças, nos moldes do que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Para isto, é bom saber que podemos sempre contar com toda a equipe da secretaria os nossos educadores. Investimos muito em educação em 2017, com creches com berçário, quatro centros de educação infantil, os CMEI’s, nova frota de transporte escolar e muito mais ainda vem por ai. Educação não se faz da noite para o dia. Se faz com muito trabalho, investimento e dedicação”.

Blog do Jorge Aragão