segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

LULA AVANÇA TAMBÉM NA CLASSE MÉDIA

Ricardo Stuckert
247 - Em nota intitulada 'O fenômeno', a jornalista Raquel Faria diz em sua coluna no jornal O Tempo que pesquisadores "estão assombrados com a nova façanha de Lula": o ex-presidente avança também na classe média. Pelo menos três institutos nacionais já detectaram queda da rejeição e alta da aceitação a Lula no eleitorado mais instruído.

No Ipsos, único a divulgar dados, a aprovação ao petista já chega a 35% na classe AB (o índice era de 14% há seis meses) e a 42% nos estratos com ensino superior (26% antes). Ao mesmo tempo, a sua desaprovação cai em todos os grupos.

"No andar da carruagem, parece uma questão de tempo até as pesquisas apontarem vitória de Lula em primeiro turno", analisa Raquel Faria.

Ela continua: "A compreensão do fenômeno desafia analistas, ainda sem entender direito o que se passa na classe média, toda unida alguns meses atrás na aversão a Lula e agora se inclinando em parte para o petismo. Uns atribuem a virada ao desgaste do judiciário, que lança desconfiança sobre o julgamento do ex-presidente; outros acham que o petista tem tido a sorte de contar com um ótimo cabo eleitoral, que é o governo Temer e suas reformas. Há muitas teorias e nenhuma conclusiva isoladamente. É uma conjunção de fatores".