quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Sem valor científico, sem valor de nada

Resultado de imagem para enquete
Por Emerson Araújo

Acesso a grande rede e me deparo com mais uma tentativa de antecipar o pleito municipal de Tuntum de 2020 para o final de 2017 em enquete com quase todos os eleitores de Tuntum na condição de pré-candidatos a prefeito(o termo é este em blog, quem faz pesquisa eleitoral é empresa registrada no TSE ou/e TRE's para este sem fim)  sem pé e nem cabeça em blog da cidade.

Sempre tive apreço pelo jornalismo de qualidade, com responsabilidade e ética, sem me preocupar em disputar acessos com ninguém, mas é preciso ter bom senso, equilíbrio e zelo por aquilo que se diz e se faz nas mídias postas. Isso é fato.

Voltando a tal enquete que hoje circula por aí e que tem enchido de orgulho alguns pretensos pré-candidatos em Tuntum, é bom afirmar que tal ferramenta não tem valor científico nenhum, principalmente posta em plataforma aberta como o blogger, fácil de ser manipulada, fácil de ser adulterada a favor de "a" ou "b" e olha que não precisa ser um técnico inteligente de informática para fazer isso, basta desabilitar o javascript nos navegadores (Chrome, Mozilla Firefox, Opera, internet Explorer e outros) para se votar em quem quer seja o dia todo. Uma fraude cotidiana.

Bobo é quem pensa que enquete em plataforma aberta como a do blogger ou outra serve para alguma coisa, e, principalmente, para mensurar dados sobre tendência eleitoral, é querer amaciar o ego com o nada ou coisa nenhuma.

Para não ficar somente sobre a desconstrução simples deste serviço de manipulação comprada, vejamos os disparates da tal enquete: um pré-candidato a prefeito "A"  início da manhã de ontem(13) já apresentava 300 e poucas intensões de votos e no início da noite, na mesma ferramenta já caminhava para 1.100 intensões. Uma perguntinha básica e que não quer calar: Tuntum tem mil e tantos computadores, celulares plugados na grande rede? Duvido. Portanto, sejamos razoáveis e menos amadores neste quesito.

Com estas manipulações grosseiras das enquetes em plataformas abertas, talvez o Bate Tuntum pleitei, também, uma pré-candidatura para 2020 a qualquer coisa na cidade. Fica o dito.

Emerson Araújo, jornalista.