terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Dr. Tema, Prefeito de Tuntum, deve assumir o legado político do Deputado Humberto Coutinho no Maranhão

Drª Cleide Coutinho e Prefeito Tema Cunha durante o velório do Deputado Humberto Coutinho em Caxias no último dia 1° de Janeiro

Após o falecimento do Deputado Humberto Coutinho(PDT) ocorrido,  no último dia 1°(primeiro),  em Caxias, uma pergunta ficou no ar depois do sepultamento: "quem deveria assumir o legado(herança) político(a) do grande líder da região dos cocais?". 

Evidentemente que mesmo estando muito cedo para se responder a uma indagação recheada de tamanha amplitude, sentimentos de perda e magnitude política que ainda recai sobre o  último Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, já se pode especular que o Deputado Humberto Coutinho não ficará sem um herdeiro político com a mesma dimensão/intensidade que ele foi no Maranhão nos últimos anos.

Está claro que,  a princípio, quando se fala em herança de alguém, até mesmo por definição jurídica,  a família do falecido é quem tem o direito natural de possuí-la na partilha dos bens materiais alcunhada durante a vida patrimonial do morto. E isso ninguém discute. Mas no caso específico da herança política de Humberto Coutinho no Maranhão, entendemos, pelas questões do momento,  ela será deslocada para o lado de fora da sua família natural. E é, neste deslocamento contextual   que o nome do atual Prefeito de Tuntum, Dr. Cleomar Tema, ganha força como herdeiro do legado político deixado por Coutinho por várias razões.

Amigo pessoal, aliado político incondicional do Deputado Humberto Coutinho desde de 1988, Dr. Tema Cunha foi, ao longo destes últimos 27(vinte e sete) anos, a liderança municipal que mais contribuiu numericamente em período eleitoral para o sucesso consecutivos  dos Coutinhos a nível estadual. Inclusive é da história eleitoral da região central do Maranhão que o Prefeito Cleomar Tema, em 2010, pela capacidade de articulador político que sempre lhe foi peculiar para não se rebelar contra o fiel amigo, criou em Tuntum, o Grupo "Pula-Pula"que injetou mais de 6.000(seis mil) votos na ex-deputada Cleide Coutinho, esposa do então, Prefeito de Caxias à época,  ajudando-a na sua eleição consagradora  a deputada  estadual naquele ano.

Dr. Tema sempre foi um fiel escudeiro no modo de fazer política como o Deputado Humberto Coutinho, ou seja,  articulador, moderado, de centro, amigo dos seus amigos e fiel com os seus aliados estas marcas acabaram unindo ao longo dos anos os dois mais vitoriosos políticos do Centro-Sul e Cocais maranhenses.

Fora do núcleo familiar dos Coutinhos de Caxias, o Prefeito Cleomar Tema de Tuntum é o único político do Maranhão, neste momento, que  pode e deve assumir, definitivamente, o legado, a herança política de Humberto Coutinho pela amizade que os uniu em vida e isso é fato.