A "muvuca" da poesia na Escola Cristã Evangélica o Pastorzinho de Tuntum

Estive hoje(13),  pela manhã,  na Escola Cristã Evangélica o Pastorzinho centro de Tuntum  com uma turma de alunos do 2º ano  do ensino fundamental para falar sobre poesia, antecipando as comemorações do dia internacional da poesia que será comemorado no dia 21 de Março(quinta-feira) em projeto pedagógico do educandário.
No encontro desta manhã com estas crianças de sete anos, sua professora Antonia Monteiro e com a coordenadora pedagógica do Pastorzinho Wlga Alves, a sinergia foi total. Ouvi mais sobre poesia do que falei e declamei, num exercício onde o velho professor/poeta aprendeu mais do que ensinou sobre esta modalidade de texto literário.
Na turma do 2º ano do Pastorzinho, também,  encontrei olhares imbatíveis e perguntas surpreendentes sobre a minha criação literária, minha vida pessoal, a minha relação com os animais, com Deus, com Tuntum, com a família, com os meus alunos, algumas delas inclusive tive que fazer uma pausa estratégica para não me complicar diante de uma turma de meninos e meninas ávidos por tudo. Mas tudo foi emocionante neste diálogo sob tutela da poesia.
Sinergia, muvuca entre outros Emerson's, Marcelos, Pedros, Benjamin's...me levaram a acreditar que a poesia, a educação, a escola e o professor continuam necessários no mundo e numa comunidade tuntunense, volta e meia, que tem perdido a esperança, mas que resistem no voluntarismo da Escola Cristã Evangélica o Pastorzinho e seus funcionários, todos, por sinal.
Quanto a mim, ganhei o dia, a semana, o mês e o ano na minha ida ao 2º ano do Pastorzinho na manhã desta terça(13). Ali entre meninos e meninas de sete anos de idade me fiz professor e poeta novamente. Sou grato! 

Fotos: Wlga Alves
Posted in  on 15:31:00 by Blog Bate Tuntum |