Justiça cassa prefeita de Nova Olinda por trocar remédios por votos


O juiz Rodrigo Costa Nina, titular da 80ª Zona Eleitoral, cassou, no dia 26 de março, a prefeita de Nova Olinda, Iracy Weba (PDT), e o seu vice, José Alberto Lopes.

Apesar da decisão desfavorável, ambos permanecem nos cargos, em virtude do entendimento de que a saída efetiva ocorre apenas após trânsito em julgado no TSE.

A ação que culminou com a cassação da dupla foi protocolada ainda durante as eleições de 2016, quando Iracy foi acusada de trocar consultas médicas e remédios por votos.

A fraude consistia, de acordo com a representação – acatada pela Justiça – em promover eventos para realização dos exames e distribuição dos medicamentos. As reuniões ocorriam em povoados de Nova Olinda e eram anunciado com o slogan “Agora é ela”, em referência à então candidata.

Além disso, uma das testemunhas, identificada como João Evangelista Rodrigues Filho, confirmou ter recebido R$ 100 para votar em Iracy Weba. Ele disse também ter recebido uma promessa de emprego na Prefeitura Municipal.

O blog já tentou contato com a defesa da prefeita cassada, e aguarda retorno.

Baixe aqui a decisão.

Direitos políticos

A decisão da Justiça Eleitoral sai pouco mais de uma semana depois de o ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspender, por três anos, os direitos políticos do deputado estadual Hemetério Weba (PV), marido da prefeita Iracy (reveja).


Do Blog do Gilberto Léda
Posted in  on 21:19:00 by Blog Bate Tuntum |