Falece João Bandeira da Costa


Acabo de tomar conhecimento do falecimento do Sr.João Bandeira da Costa. Antigo morador de Santa Filomena do Maranhão. João Bandeira foi um importante protagonista da história da região. Foi ativo comerciante em Santa Filomena, onde também se destacou como liderança política. Ainda bem jovem, disputou a primeira eleição majoritária do município de Tuntum-MA, quando formou uma das chapas ao lado de Manoel Valente Figueiredo, na condição de candidato a vice-prefeito, em 1958. Embora não logrando êxito, continuou sendo um ícone de Santa Filomena, então povoado pertencente ao município de Tuntum. O mesmo veio a óbito na cidade de Barra do Corda, onde residia há muitos anos e se encontrava hospitalizado há alguns dias, devido a uma pneumonia.

 Não sei precisar sua idade exata, mas acredito que conte aproximadamente 90 anos. João Bandeira é progenitor de numerosa prole (Não sei precisar quantos), dentre os quais, os mais conhecidos são  a Professora Maria Inês Bandeira da Costa, vice-perfeita de Tuntum -MA (1993-1997) e o empresário Ariston Bandeira, primeiro vice-preito de Santa Filomena do Maranhão (1997-2001).

Em razão de seu falecimento, o prefeito prefeito municipal de Santa Filomena do Maranhão, Idan Torres, decretou luto oficial por três dias.

Os nossos sinceros sentimentos de pesar e consternação para com a família enlutada.

Que Deus lhes confortem!!!

Texto(Jean Carlos Gonçalves)


Sobre o falecimento do líder Arapuá assim se expressou o Jornalista Emerson Araújo:

João Bandeira da Costa era meu tio por afinidade. A sua primeira esposa, Enói Bandeira de Araújo era irmã da minha mãe Rosa, irmã de Maria Secretaria e do comerciante João Afonso. Meus pêsames as primas Inês e Aleluia. #triste.


Posted in  on 23:28:00 by Blog Bate Tuntum |