A sátira do "Prefeito Zé Budega" de Josimar Gonçalves é atualíssima


Josimar Gonçalves, fazendo cinema com as unhas na região centro-sul maranhense
O cineasta maranhense Josimar Gonçalves faz "cinema com as unhas" como disse o Professor Cineas Santos, ativista cultural, em Teresina,  quando tomou conhecimento da existência deste amante da sétima arte que mora no Povoado Socorro distrito do município de Eugênio Barros na região central do Maranhão a 220 km de Teresina.

Amigo de adolescência de Salgado Maranhão, uma das maiores vozes da poesia contemporânea hoje, que, também, residiu no Povoado Socorro na adolescência, Josimar Gonçalves, descoberto recentemente pelo faro de pesquisador do Professor tuntunense Jean Carlos Gonçalves(não há relação de parentesco entre o pesquisador e o cineasta), vem construindo sua obra cinematográfica de maneira artesanal e visionária, longe das burras públicas de todas as instâncias, mas com peso e dignidade como poucos que se tem conhecimento.

No singular "O Prefeito Zé Budega"(2014) uma crônica/sátira/crítica de costume político através do cinema, Josimar Gonçalves, com o seu olhar de cineasta sensível,  fez uma leitura sobre os comportamentos recorrentes de políticos municipais da região centro-sul maranhense, mas com uma extensão universal deste tipo de gente como ele mesmo diz.

O filme " O Prefeito Zé Budega" narra de maneira jocosa a história de um pequeno comerciante (Zé Budega), mas que poderia ser, um fazendeiro, um professor, um médico, um advogado, um juiz, um delegado de polícia que se candidata a prefeito prometendo mudar a vida dos pobres do lugar. Com uma campanha eleitoral sustentado pela agiotagem Zé Budega depois de eleito esquece os compromissos com os eleitores pobres se transformando num prefeito corrupto das verbas públicas, sem palavra, mentiroso, sem ética a partir da vitória eleitoral(qualquer mera semelhança com a realidade é questão de interpretação), pois a pequena obra cinematográfica de Josimar Gonçalves é pura ficção, diga-se de passagem.

O filme sem cortes e completo se encontra  disponível no canal do cineasta Josimar Gonçalves no youtube(https://www.youtube.com/watch?v=-vkvBV-8CQw) e é produzido pela TV Olga Produtora de próprio cineasta. Vale a pena conferi-lo e fazer as devidas comparações com a realidade.

Sátira e crítica de costumes sobre os políticos e a política
Posted in  on 17:08:00 by Blog Bate Tuntum |