WhatsApp baniu 1,5 milhão de contas por disparo via robôs e fake news desde as eleições

Multa de R$ 2 bilhões contra WhatsApp será julgada pelo TRF-4
O WhatsApp informa que 1,5 milhão de contas de usuários brasileiros foram banidas desde as eleições de 2018. A informação é da reportagem do UOL. 

Segundo o aplicativo de mensagens, o motivo dos banimentos foram uso de robôs, disparo em massa de mensagens e disseminação de fake news e discurso de ódio.

A campanha de Jair Bolsonaro foi denunciada por protagonizar o disparo de fake news durante o processo eleitoral. As empresas apontadas como responsáveis pelo sistema foram convocadas para prestar esclarecimentos na CPI da Fake News, incluindo também uma assessora de Bolsonaro, além de representantes do WhatsApp, Facebook, Twitter e Google.

Sobre o banimento de contas, o WhatsApp informa que há suspeita das contas terem sido operadas por robôs chegaram a distribuir 14 mensagens diferentes em apenas 30 segundos.

O aplicativo possui mecanismos de detecção de atividade anormal e afirma que investe em "machine learning" (aprendizado de máquinas, na tradução livre do inglês), que é o uso de robôs inteligentes que monitoram a rede e aprendem cada vez mais a identificar anomalias a partir da análise do comportamento dos usuários.

br 247

Posted in  on 16:31:00 by Blog Bate Tuntum |