Ou muda a maneira de fazer política ou perde as eleições municipais de 2020

Foto: Do Blog do Pedro Jorge
Parece que algumas lideranças  políticas tradicionais do Maranhão não conseguiram aprender as lições trazidas com o resultado das urnas nos últimos dois anos no país e no Estado  e continuam com a cometendo erros crassos na condução dos grupos eleitorais que gravitam em torno de si.

A verdade é que não se conduz mais a política com boas intenções administrativas centrada no velho jargão "me engana que eu gosto" ou com promessas que se desfazem na próxima esquina e isso é fato. É necessário que líderes políticos, inclusive, no contexto municipal, voltem a ser gestores competentes e atendam as reais demandas das populações interioranas que, hoje, se reconheça ou não mantém o voto como moeda de mudança nos cenários eleitorais. 

Em Tuntum estas premissas postas diante do próximo cenário eleitoral de 2020 não será diferente e a prova foi dada de maneira surpreendente na votação do tão questionado projeto de abertura de crédito junto ao Banco do Brasil encaminhado pelo Sr. Cleomar Tema e rejeitado pela Câmara de Vereadores em sessão histórica, na manhã desta sexta-feira(29), pela maioria dos vereadores, entre eles,  ex-aliados do prefeito tuntunense.

A derrota do Sr. Cleomar Tema na Câmara de Vereadores está longe de ser uma mera rebeldia de edis ex-aliados por interesses contrariados para se tornar um movimento eleitoral de grande envergadura por parte da oposição ao grupo do atual gestor tuntunense para 2020. E já dá para sentir um clima de vitória da oposição  pelas esquinas, calçadas e, principalmente, nas redes sociais com o resultado adverso imposto ao prefeito de Tuntum na sessão legislativa de hoje.

É claro que não se pode desmerecer as qualidades de político do Sr. Cleomar Tema ao longo da história política de Tuntum, mas há também, o reconhecimento claro  de cansaço por parte dele a frente dos destinos do município. Algumas qualidades de  gestor competente, bom pagador do funcionalismo público, gerador de riquezas para o comércio do município se perderam nos últimos quatro anos pela ausência recorrente da cidade e pela terceirização da gestão entregue a pessoas sem qualificações de toda ordem. Tuntum hoje amarga crises em todos os setores da sua vida econômica, educacional, financeira, infraestrutura e, principalmente, política do grupo Labigó cheio de rachaduras.

Ao se ausentar do município, ao delegar a articulação política a pessoas que taticamente ainda usam a vinda de oposicionistas sem visibilidade eleitoral para o grupo em detrimento de aliados históricos e com comprovada densidade eleitoral, o Sr. Cleomar Tema abriu espaços portentosos para que a oposição política a ele ganhasse fôlego e já pensasse em vitória clara em 2020.

Há sim um movimento articulado  da oposição política em Tuntum que ganhou energia com a vitória sobre o projeto de abertura de crédito do prefeito e este evento merece respeito. Mesmo porque o grupo do prefeito não conseguiu emplacar um nome forte, ainda,  para fazer frente ao Deputado Fernando Pessoa segundo pesquisas internas e enquetes postas nos meios de comunicação.

Ou se muda o jeito de fazer política por parte do prefeito, respeitando aliados, pagando em dia o funcionalismo público e profissionalizando a gestão ou perde as eleições municipais de 2020, fica a dica.
Posted in  on 22:24:00 by Blog Bate Tuntum |