Eleições Municipais 2020, alguns esclarecimentos aos eleitores de Tuntum

Resultado de imagem para eleições 2020png

Para dirimir algumas dúvidas em relação ao processo eleitoral  vindouro, abordaremos alguns temas importantes e esclarecedores ao eleitor  do município de Tuntum. 

1. Fechamento do Cadastro Eleitoral: 

Conforme ocorre em todas as eleições, o cadastro eleitoral é suspenso nos 150 (cento e cinquenta) dias anteriores à data do pleito, que nesse ano ocorrerá em 6 de maio. 

Nesta feita, o nacional que pretende votar, terá até o dia 6 de maio  para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, efetuando as  operações de Alistamento, Transferência e Revisão Eleitoral, inclusive, biométrica. 

2. Biometria: 

As Eleições Municipais 2020 no Estado do Maranhão será 100%  (cem por cento) biométricas, ou seja, somente poderão votar nessas eleições  quem fez o recadastramento biométrico e está em situação regular perante a  justiça eleitoral. 

Dessa forma, procure o cartório eleitoral e consulte a sua situação  para saber se não consta pendência para sua inscrição eleitoral. 

3. Voto em Trânsito: 

Conforme estabelece o Art. 233-A do Código Eleitoral Brasileiro, os  eleitores em trânsito no território nacional é assegurado o direito de votar para  Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado  Estadual e Deputado Distrital em urnas especialmente instaladas nas capitais e  nos Municípios com mais de cem mil eleitores. 

Para exercer esse direito, sujeitam-se à observância das seguintes  regras previstas na lei: - deverá estar em situação regular perante a justiça  eleitoral; - deverá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral no período de até quarenta e cinco dias da data marcada para a eleição, indicando o local em  que pretende votar; - aos eleitores que se encontrarem fora da unidade da  Federação (em outro Estado) de seu domicílio eleitoral somente é assegurado  o direito à habilitação para votar em trânsito nas eleições para o cargo de  Presidente da República. 

Portanto, não existe voto em trânsito para Prefeito e Vereador nessas eleições 2020.

Fonte: Justiça Eleitoral
Posted in  on 20:47:00 by Blog Bate Tuntum |