PESQUISA ESCUTEC APONTA FOSSO ENORME ENTRE FLÁVIO DINO E ROBERTO ROCHA NA DISPUTA PARA O SENADO

A pesquisa Escutec contratada pelo Sistema Mirante de Comunicação e publicada neste sábado (27) pelo jornal O Estado do Maranhão praticamente repete os números do levantamento realizado pelo Instituto Exata semana passada. Nenhuma novidade: Roseana Sarney (MDB) lidera para o governo do estado e Flávio Dino (PCdoB) para o Senado.

A novidade no levantamento feito pelo Escutec na corrida pelo governo é o empate técnico entre o senador Weverto Rocha (PDT) que aparece 14% e o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior (PDT) 13%. O vice-governador Carlos Brandão vem em seguida com com 9% e senador Roberto Rocha com 8%, no cenário em que foi apresentado ao entrevistado doze possíveis candidatos. Roseana lidera com 23% de intenção de votos.

O levantamento do Escutec confirma o fosso que separa Fávio Dino do senador Roberto Rocha, caso o atual governador confirme sua candidatura ao Senado. Se a eleição fosse hoje, Dino teria 51% contra 21% de Rocha, ou seja, o principal represente de Jair Bolsonaro (sem partido) no Maranhão não teria a menor chances de renovar o mandato.

Rocha, que se converteu ao bolsonarismo com a esperança de ser indicado ministro do Tribunal de Contas de União (TCU), mas não vê nenhum indicativo do presidente neste sentido, deve torcer o governador levar adiante seu projeto nacional e viabilizar sua candidatura a presidente ou vice numa chapa de esquerda ou centro esquerda.

Ainda assim nada lhe garante um futuro promissor, pois caso o governador concorra a um mandato nacional, terá a forte concorrência do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), que já anunciou sua disposição de concorrer ao Senado se o governador não for candidato e que obteve 15% da intenções de votos.

Segundo o Escutec, o levantamento abrangeu 1,4 mil eleitores no período de 20 a 25 de março, possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança é de 90%.

Blog do Jorge Vieira

on 07:00:00 by Blog Bate Tuntum |